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2. Projetos de Ação Contínua
Nome do Projeto Núcleo Responsável
·   Grupo de Estudos do Neij, que estuda temáticas relacionadas ás crianças e adolescentes tais como: infância, questões de violência e o Estatuto da Criança e do Adolescente-ECA. Neij
·   Projeto Criança Feliz, parceria com a SEDEST MID, OnG Indica e NEIJ.
·   Levantamento do perfil social de crianças e adolescentes em Alto paraíso – GO. Em parceria com o Conselho Municipal de Goiás.
·   Vivência Amazônica. Neaz
·   Revista Eletrônica. #amazônias – rede de conhecimento: pessoas, memórias, lugares, rios e florestas.
·   Mapeando Tecnologias Sociais na Amazônia/Enaile Iadanza; Manoel Pereira de Andrade/.
·   #amazônias – rede de conhecimento: pessoas, memórias, lugares, rios e florestas/Enaile Iadanza; Manoel Pereira de Andrade/CNPq/.
·   Revista Eletrônica Gestão e Saúde (4 EDIÇÕES ANUAIS) Nesprom
·   Software GESCAD 2.0 – Gestão do Cuidado na Rede de Atenção Domiciliar – Etapa de implantação juntos aos serviços de saúde do paranoá (UBS), com integração ensino, serviço e comunidade.
·   2014 – Atual. Estudos sobre Compósitos Magnéticos de Borracha Natural Para Aplicação em Sistemas Ativos e de Precisão para Absorção de Vibrações Mecânicas (Agência de Fomento: CNPq).
·   2017 a Atual. Mulher & Cidadania: desenvolvimento de tecnologia lúdico-educativa no enfrentamento da violência contra a mulher. (Agência de Fomento: FAP-DF e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).
·    (2017 a Atual) Desenvolvimento de Solução de Gestão Baseada em Painel de Indicadores e Integração de Informações em Saúde no DF e Ride para Apoio a Tomada de Decisões Gerenciais. (Agência de Fomento: FAP-DF e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). 
·   (2017 a Atual) Sistematização da Assistência de Enfermagem para a melhoria da qualidade e segurança do paciente na atenção primária e hospitalar: formação e desenvolvimento científico e tecnológico do enfermeiro. (Agência de Fomento – Capes).
·   ESCUTA DIVERSA – Rede de Proteção para a Comunidade LGBT da UnB. Nedig
·   2017 – Atual. Discurso de ódio e luta por direitos sexuais no Brasil. Descrição: PIBIC. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10). Integrantes: Tatiana Lionço – Coordenador; Gabriel Texidor Dantas; Leticia Sauer Guimarães.
·   2016 – Atual. Incidência do discurso religioso fundamentalista na educação nacional: proposições legislativas e posição da Psicologia. Descrição: Iniciação Científica. Situação: Em andamento. Natureza: Pesquisa. Integrantes: Tatiana Lionço – Coordenador; Felipe Matiello; Vitoria Maria Mendes do Carmo Santos; Ana Clara de Oliveira Alves.
·   2017/2018. Incidência do discurso religioso fundamentalista na política nacional: estudo exploratório sobre direitos reprodutivos. Em andamento. Iniciação Científica Edital. Integrantes: Tatiana Lionço – Coordenador; Caren Nathane.
·   Programa: Liga Acadêmica de Gerontologia e Geriatria da Universidade de Brasília (LAGGUNB) Nepti
·   Projeto: Cuidando dos Idosos e seus cuidadores no Centro Multidisciplinar do Idoso do Hospital Universitário de Brasília
·   Projeto: Cuidados Com a Comunicação, Audição e Alimentação Dos Idosos
·   Promoção Da Saúde Fonoaudiológica Do Idoso
·   Participação na criação do Instituto King Sejong. Inaugurado em 03 de agosto de 2018, o Instituto King Sejong é um instituto de Língua e Cultura Coreana. Sendo a presidência formada pelo coordenador do Núcleo de estudos Asiáticos (Neasia) Marcus Tanaka de Lira e Conta Como a Professora Ji Ae Jang Kim (Sandra) – voluntária do Neasia – como parte do corpo docente do instituto. Neasia
·   Criação do Grupo de Pesquisa “Estudos Asiáticos”; Líderes: MARCUS TANAKA DE LIRA; PATRÍCIA TRINDADE NAKAGOME; Universidade de Brasília. Credenciado em 2018. “Fruto do trabalho do Núcleo de Estudos Asiáticos da Universidade de Brasília, o Estudos Asiáticos é um grupo de pesquisa e divulgação da produção científica sobre aspectos socioculturais, artísticos e linguísticos do continente asiático. Há 30 anos atuando em pesquisa e ensino, o Núcleo de Estudos Asiáticos tem como missão elaborar pesquisas e divulgar trabalhos feitos sobre o continente asiático. Parte do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da Universidade de Brasília, o Núcleo presa pela participação de profissionais de diversas áreas para poder entender os diferentes aspectos da Ásia como um todo. A formalização da criação do grupo de pesquisa Estudos Asiáticos tem como objetivo a expansão das atividades de pesquisa, com a publicação de um periódico de estudos sobre o continente, como espaço para novos talentos poderem não só divulgar seus trabalhos sobre o continente mas trazer à comunicade acadêmica mais informações sobre um continente tão importante como a Ásia.” São pesquisadores: Andrey Nikulin, Cacio José Ferreira, Donatella Natili, Kaoru Tanaka de Lira Ferreira, Marcus Tanaka de Lira, Patricia Trindade Nakagome, Renan Ventura; Estudantes: Anna Benedicta Gomes de Sousa; Técnicos: Maria Luiza Tokobaro Azevedo.
·   Música e Saúde para o Bem CDIMP
·   Coro dos Refugiados
·   Oficinas de leitura e escrita: leitura crítica de textos jornalísticos e escrita criativa (DEX). Nelis
·   2018 – Atual. Representação discursiva no Correio Braziliense e na Folha de S. Paulo: políticas públicas para população em situação de rua e gestão do espaço urbano (2015-2017). Projeto PQ CNPq 2018-2020. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2). Integrantes: Viviane de Melo Resende – Coordenador; Carolina Lopes Araújo (docente); Ingrid Da Silva Ramalho (mestranda); Daniele Gruppi Mendonça (mestranda). Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa.Número de orientações: 2.
·   2017 – Atual. Decolonizar os Estudos Críticos do Discurso. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Viviane de Melo Resende – Coordenador; Jacqueline Fiuza da Silva Regis; María Del Pilar Tobar Acosta; Ingrid Da Silva Ramalho; Sinara Bertholdo Andrade; Nair Luisa Rabelo; Renata Rena Rodrigues; Daniele Gruppi Mendonça. Número de produções C, T & A: 13. Número de orientações: 7.
·   2016 – Atual. Análise interdiscursiva de políticas públicas. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1). Mestrado acadêmico: (1). Doutorado: (1). Integrantes: Viviane de Melo Resende – Coordenador; João Rodrigues Quaresma Neto; Nair Luisa Rabelo; Renata Rena Rodrigues; Daniele Gruppi Mendonça. Número de produções C, T & A: 19. Número de orientações: 5.
·   2015 – 2018. Representação midiática da violação de direitos e da violência contra pessoas em situação de rua no jornalismo on-line. Projeto PQ CNPq 2016-2018. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3). Mestrado acadêmico: (2). Integrantes: Viviane de Melo Resende – Coordenador; Carolina Lopes Araújo; Mariana Sousa Moura; Ingrid Da Silva Ramalho; Lygia Maria Oliveira Vaz; Daniele Gruppi Mendonça. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 34. Número de orientações: 5.
·   2015 – Atual. Entre a justiça e os direitos humanos, o encontro da situação de rua com a lei e com a mídia: o caso Rafael Braga Vieira em diferentes gêneros discursivos. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2). Doutorado: (1). Integrantes: Viviane de Melo Resende – Coordenador; Rosimeire Barboza Silva; Sinara Bertholdo Andrade; Amanda Barros Jacintho Ribeiro. Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal – Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 18. Número de orientações: 2.
·   2017 – Atual. Discursos de ódio nas redes sociais de mídias eletrônicas: desvelando padrões de discursos violentos de grupos radicais de extrema direita. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação (2). Mestrado a cadêmico (1). Doutorado (1). Integrantes: Carolina Lopes Araujo – Coordenador: Viviane de Melo Resende; Nuria Lorenzo-Dus; Maria Lura Pardo; Jaqueline Fiuza da Silva Regis.
·   2017 – Atual. Representação discursiva dos desafios da sustentabilidade nos acordos internacionais para o desenvolvimento sustentável. Situação: Em andamento. Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (7). Integrantes: Carolina Lopes Araujo – Coordenador; Yara Resende Marangoni Martinelli; Matheus Batista da Silva;  Rodrigo Tominaga Sant' Anna de Moraes; Matheus Figueiredo de Bastos Souza; Gilnaria de Oliveira Nascimento; Francisco André Gomes.
·   2017 – Atual. Conhecendo a FUP. Situação: Em and amento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3). Integrantes: Carolina Lopes Araujo – Coordenador; Cássio Santana Vieira; Wheslhes Silva Farias; Manoel Messias Franklin dos Santos.
·   2015-atual. Discursos, Ideologias, Identidades e representações: práticas discursivas e sociais de exclusão. Francisca Cordelia Oliveira da Silva.
·   2016-2018. Imagens da Ideologia Punitiva em uma Crise de Hegemonia. Uma Análise de Discurso Crítica do Movimento Brasil Livre. Projeto de Dissertação de Mestrado em Sociologia. Universidade de Brasília. Samuel Silva Borges.
·   2017-2019. Representação da violência e da violação de direitos contra pessoas em situação de rua. no Correio Web (2014 a 2017). Ingrid da Silva Ramalho.
·   2017 – Atual. Pesquisas em Análise de Discurso Crítica no Brasil: um Mapeamento das Produções dos Últimos 10 Anos. Integrantes: Maria Aparecida Resende Ottoni – Coordenador.
·   2015 – Atual. Gêneros, Discursos e Identidades na Sociedade Brasileira. Integrantes: Maria Aparecida Resende Ottoni – Coordenador, Valdete Aparecida Borges Andrade; Isabella Beatriz Peixoto; Rozane Mendonça Cardoso; Elizânia Rodrigues Oliveira; Marcela Cristiane da Silva; Maria José da Silva Fernandes; Conceição M. A. de Araújo Guisardi; Flávia Motta de Paula Galvão; Geane Aparecida Durante Amaral; Gilda das Graças e Silva; Maribeth Paes Dos Santos.
·   2016 – atual. Laboratório de Estudos Críticos do Discurso: reflexões sobre ensino de português como língua materna. Coordenadora: Viviane Cristina Vieira.
·   2015 – atual. Corpos e identidades como práticas sociodiscursivas: estudos em Análise de Discurso Crítica. Coordenadora: Viviane Cristina Vieira.
·   Sabrina Sabatovicz Paiva. A nova onda de liberalização no Brasil e as negociações internacionais: o caso do acordo Mercosul? União europeia. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) – Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: MENEZES, Roberto Goulart. NEM
·   2016 – Atual. Políticas públicas espaciais: A construção de uma agenda política. Descrição: O projeto é uma continuidade da discussão sobre o tema políticas públicas espaciais (PPEs) que já vem sendo pesquisado desde 2006. Vai além do referencial teórico que admitiu a existência de políticas espacialmente fundamentais e da análise dos discursos escritos e não escritos dessas políticas. Trata-se de discutir a formação da agenda política acadêmica e extra-acadêmica que contribua para aumentar o entendimento e a visibilidade das PPEs. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2). Mestrado acadêmico: (3). Doutorado: (5). Integrantes: Marilia Steinberger – Coordenador; André Vieira Freitas; Suellen Walace Rodrigues Fernandes; Andrea Naritza; Cristina Elsner; Ana Maria Isar dos Santos Gomes; Ubajara Berocan Leite; Márcio Júnior Benassuly Barros; Fernando Sertã Meressi; Antonio José Medeiros. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa. Neur
·   2017 – Atual. Desenvolvimento, território e ambiente: as transformações e perspectivas na área metropolitana de Brasília (AMB). Descrição: O foco de análise dessa proposta é a Área Metropolitana de Brasília (AMB). Essa área é composta pelo Distrito Federal e doze municípios a ele adjacentes e traduz um esforço analítico de se compreender Brasília como uma cidade de contradições com fluxos distintos e marcados. Situação: Em andamento. Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3). Mestrado acadêmico: (2). Doutorado: (6). Integrantes: Ana Maria Nogales Vasconcelos – Coordenador; Marina Barros de Oliveira; Bárbara Santiago Pedreira da Costa; Arthur Soares de Albuquerque; Ignez Costa Barbosa Ferreira; Marília Miranda Forte Gomes; Marcia Regina de Andrade Mathieu; Dominique Couret; Leides Barroso Azevedo Moura; Maria de Fátima Makiuchi; Tamille Salles Dias; Luiz Fernando Bessa; Renata Callaça Gadioli dos Santos; Davi Botelho; Elisete Rodrigues de Souza; Sergio Jatobá; Alexandre Brandão; Janaina Lopes Pereira Peres; Aline Perfeito; Lennon Oliveira Junqueira; Claudio Stacheira.
·   2017 – Atual. Desigualdades educacionais no Brasil. Descrição: O projeto busca descrever e compreender os fatores associados às desigualdades educacionais no Brasil, em todas as etapas de ensino. Também busca dialogar com o Plano Nacional de Educação, e suas metas. Todas as bases de dados disponíveis são exploradas, investindo-se em estudos longitudinais. Situação: Em andamento. Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ana Maria Nogales Vasconcelos – Coordenador; Maria Teresa Leão Costa; Leides Barroso Azevedo Moura; Arthur Soares de Albuquerque; Davi Botelho; Melissa Riani Costa Machado; Elisete Rodrigues de Souza; Aline Perfeito; Marina Barros de Oliveira; Bárbara Santiago Pedreira da Costa; Giovanna Valadares. LPD/NEUR.
·   2015 – Atual. Determinantes Sociais e Curso de Vida: uma análise de politicas publicas na área da saúde e educação. Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Leides Barroso Azevedo Moura em 16/02/2018. Descrição: O projeto busca aplicar abordagens teóricas baseadas nos determinantes sociais de saúde e educação na perspectiva do curso da vida de crianças, adolescentes, jovens e adultos maiores, com enfoque no Desenvolvimento à Escala Humana. Situação: Em andamento. Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (4). Integrantes: Ana Maria Nogales Vasconcelos; Leides Barroso Azevedo Moura – Coordenador; Joaquim José Soares Neto; Marilia Miranda Forte Gomes; Claudio Stacheira; Rebeca Carmo Batista de Souza; Patrícia Araújo Bezerra; Renata Clarisse Carlos de Andrade.
·   2017 – Atual. Prostituição, Movimentos Sociais e Políticas Públicas no contexto pós-fordista – sobre que direitos se fala? Descrição: No período mais recente, a dinâmica posfordista tem engendrado políticas e ações na esfera da organização do trabalho, das normativas migratórias e dos costumes que afetam centralmente o mercado do sexo, e dentro deste, a prostituição e a vida das mulheres, que dela tiram seu sustento. Essa dinâmica tem na cidade global e nos circuitos alternativos de sobrevivência, novos territórios da globalização nos quais as mulheres e os imigrantes ocupam lugar estratégico tendo em vista a garantia dos padrões almejados de acumulação. A importância crescente do mercado do sexo, da prostituição e do tráfico de pessoas na economia de diferentes países são reveladores deste processo. No tema da prostituição e do mercado do sexo, diferentes perspectivas disputam espaço no âmbito acadêmico e junto aos movimentos sociais tendo em vista incidir nas esferas cultural, político-legislativa, jurídica, nas iniciativas públicas e governamentais e também sobre o acesso (ou não) à direitos e serviços por parte das pessoas que exercem a atividade. A pesquisa pretende conhecer o significado e a inserção contemporâneos da prostituição e dos direitos sociais e sexuais das mulheres que exercem essa ocupação, a partir da da perspectiva das próprias mulheres prostitutas, de integrantes de movimentos sociais inseridos em ações relativas ao tema e de operadores/as de políticas públicas na esfera do executivo (saúde), legislativo (Congresso Nacional) e judiciário brasileiros. A pesquisa empírica será realizada em Brasília, Distrito Federal, cuja condição de capital federal brasileira, sinaliza para uma dinâmica bastante peculiar para a prostituição e o mercado do sexo. A coleta de dados se dará por meio de pesquisa documental e de campo, com a realização de entrevistas, semi-estrututuradas, com os diferentes sujeitos acima mencionados e a realização de observação direta em espaços de exercício de prostituição e da elaboração e execução de políticas e ações. Partindo do cenário acima referido tem-se a expectativa de assim construir um painel abrangente e complexo acerca do processo de conformação de direitos, políticas e serviços atinente a esse campo. Se pretende assim oferecer novos elementos para o debate a respeito da prostituição? seu significado e inserção contemporâneos – e dos direitos sociais e sexuais das mulheres que exercem a prostituição, no contexto de reconhecimento e constituição de sua cidadania. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3). Integrantes: Marlene Teixeira Rodrigues – Coordenador; Bruna Marques de Aguiar; Daniele Ligabue Riccardi; Letícia Mendes Silva. Nepem
·   2017 – Atual. Mulher&Cidadania: desenvolvimento de tecnologia lúdico-educativa no enfrentamento da violência contra a mulher (Etapa 2 ?Vidas Violetas: Um jogo em que as mulheres dão as cartas!), Descrição: A violência é uma relação social imersa em disputas de poderes com múltiplas faces na sociedade e, no caso das agressões contra a mulher, é uma das formas de expressão da desigualdade entre os gêneros. A perspectiva de gênero, na epistemologia feminista, diz respeito às relações sociais opressivas baseados unicamente nas diferenças visíveis entre os sexos, à revelia das práticas discursivas fundadas nos valores simbólicos, normativos, políticos e nas subjetividades identidárias que as constituem. Situação: Em andamento. Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3); Especialização: (2); Doutorado: (5). Integrantes: Tânia Mara Campos de Almeida – Coordenador; Leila Bernarda Donato Gottems; Gislane Ferreira de Melo; Elsa Beatriz Padilla; Rebeca Nunes Guedes de Oliveira; Maria Raquel Gomes Maia Pires. Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal – Auxílio financeiro.
·   2014 – Atual. Inovações e Resistências Jurídicas: entre o gênero e a honra. Descrição: Uma das novidades da Lei Maria da Penha, é o uso de equipes multidisciplinares e de Serviços Psicossociais. O projeto busca analisar como o sistema jurídico está incorporando os conhecimentos das ciências ?psi? e sociais, sem incorrer numa possível perversão denunciada por Foucault (2010) do encontro do saber jurídico e do saber psiquiátrico, na produção do ?anormal?, ou seja, sem patologizar quer o agressor quer a vítima e sem invocar os significados dicotômicos de honra masculina e honra feminina. Objetiva analisar as formas de interpretação sobre o uso da classificação das categorias de gênero, tratadas cotidianamente nos Juizados da Violência contra as Mulheres. Em si, podem não ser somente formas rígidas, mas formas que admitem diferentes maneiras de classificar (Deleuze, 1983), dependendo das posições de sujeito e dos investimentos subjetivos das emoções e dos desejos (Moore, 2007). Busca-se comparar dois juizados que se declaram aderir ao espirito da Lei no objetivo de enfrentar e combater a violência, investindo nos encaminhamentos de agressores e agredidas aos setores psicossociais, mas utilizando procedimentos distintos em termos jurídicos: a suspensão condicional do processo de um lado, e de outro a figura da cautelar inominada buscando a garantia da proteção das mulheres. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2). Mestrado acadêmico: (1). Doutorado: (1). Integrantes: Lia Zanotta Machado – Coordenador; Renata Cristina de Faria Gonçalves Costa; Izis Morais Lopes dos Reis; Guilherme Crespo Gomes dos Santos; Ingrid Martins. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa.
·   Desenvolvimento do projeto de pesquisa (2015-2018): “Análise dos crimes de feminicídio no Distrito Federal: enquadramento midiático e desempenho do ator do sistema de justiça”. Grupo de pesquisa no NEPEM – FEMIVIDA, composto por onze estudantes de graduação. Auxílio financeiro – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/ CNPq. Integrantes: Sofia Campos (PIBIC 2016-17); Larissa Vieira (PIBIC-2016-17); Thayná Faria (Estagiária – NEPEM-Bolsista Voluntaria); Ismene Castro (Bolsista PIBIC); Luiza Báo (Bolsista Voluntaria); Fernanda Mendes (Bolsista PIBIC); Anyelle Amarante (Bolsista Voluntaria); Ingrid Martins (Bolsista Voluntária); Andreia Vieira (Bolsista Voluntária); Yara Martins (Bolsista Voluntária); Emanuela Ribeiro (Bolsista Voluntária).
·   História da África, Diáspora(s) e Cultura Afro-Brasileira. Descrição: Esta linha de pesquisa procura suprir as demandas da implementação do Artigo 26-A da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), alterado pela Lei no 10. 639/2003 e 11.645/2008 que determina a inclusão da temática da História e Cultura africana, afro-brasileira e indígena e a educação das relações étnicorraciais nos vários níveis do âmbito educacional. Com enfase no enfrentamento do racismo e do sexismo, trata de politicas educacionais, gestão e aprendizagens com foco nos direitos humanos. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Anderson Ribeiro Oliva – Coordenador. Ana Flávia Magalhães Pinto; Dayane Augusta Santos da Silva; Marjorie Nogueira Chaves; Renísia Cristina Garcia Filice; Ellen Daiane Cintra; Leandro Santos Bulhões de Jesus; Miguel de Barros; Renata Melo. Neab
·   Políticas Públicas, Gestão e Educação: Interseccionalidade Raça, Classe e Gênero. Descrição: Objetiva abordar sobre as questões relacionadas a Politicas Publicas e Gestão, com foco na reflexão sobre Educação e Políticas Públicas em Raça e Gênero. Reconhece diferenças e valoriza a diversidade, investiga e debate sobre a Intervenção Internacional nas questões Educacionais relacionadas à Raça e Gênero no Brasil. Analisa Políticas Educacionais para a diversidade, relações étnico-raciais e gênero, destacando os papéis dos movimentos sociais e a luta contra as discriminações. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes:  Ellen Daiane Cintra; Claudio Vicente da Silva; Francisco Thiago Silva; Marjorie Nogueira Chaves; Renisia Cristina Garcia Filice – Coordenador.
·   Quilombos: territórios, educação e soberania intelectual. Descrição: Esta linha concentra pesquisadoras/es para discutir, analisar e propor estratégias que possam potencializar as expressões e a soberania intelectual das/os quilombolas e das/os estudantes negros/as da UnB, DF e entorno. Busca articular estratégias de aproximações com as pautas de outros sujeitos de comunidades consideradas tradicionais, bem como denúncias de práticas de racismo. Preocupa-se em propor práticas inovadoras de ensino e aprendizagens. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Givania Maria da Silva – Coordenadora. Leandro Santos Bulhões de Jesus – Coordenador. Claudio Vicente da Silva; Patricia de Barros Marques; Adeir Ferreira Alves.
·   Territórios, Memória(s) e História(s) do/no Distrito Federal. Descrição: Esta linha explora a tensão entre território(s), memória, que privilegiam Brasília em detrimento das várias outras História(s) e memórias de cidades que compõem o DF. Busca evidenciar o perfil populacional de cada cidade considerando recorte de gênero, raça/cor e classe. Numa perspectiva interseccional, utiliza abordagens multidisciplinares e busca o diálogo com os diversos setores interessados (Secretaria de ensino, movimentos sociais, comunidades locais). Integrantes: Ellen Daiane Cintra; Cilene Vilarins Cardoso da Silva; Susane Rodrigues de Oliveira; Renisia Cristina Garcia Filice; Francisco Thiago Silva; Cláudia Denís Alves da Paz; Deborah Silva Santos; Eliane dos Santos Cavalleiro; Anderson Ribeiro Oliva; Edlene Oliveira Silva; Andressa Marques da Silva; Guilherme Oliveira Lemos; Danielle de Castro Silva Lobato; Isaac Mendes Pereira; Renata Melo Barbosa do Nascimento.
 
Bernardino-Costa, Joaze
·   Principals and Practices in Approach to deracialisation: countering the social dynamics of contemporary racialisation in Brazil, South Africa, Sweden and the United Kingdom. Descrição: Os quatro países em estudo despertam o interesse do ponto de vista acadêmico, bem como da intervenção política. O projeto será uma oportunidade de estabelecer comparações entre histórias nacionais específicas sobre a estruturação do racismo, bem como sobre as políticas de combate ao mesmo (desracialização e/ou promoção da igualdade racial). Pretendemos não somente despertar o interesse investigativo sobre realidades tão distintas, mas pretendemos disseminar mensagens e informações entre agentes públicos, profissionais e ativistas sobre a necessidade de fortalecer a agenda de promoção da igualdade racial. Cada país em análise, tem uma singularidade: (1) o foco das investigações na Suécia será a islamofobia e as políticas adotadas pelo Estado sueco de combate a este recente fenômeno; (2) No Reino Unido, mais especificamente Inglaterra, o foco será tanto os processos de discriminação contra a população African-Britan quanto contra as populações islâmicas; igualmente nos interessam as instituições e políticas adotadas para enfrentar estes fenômenos; (3) Na África do Sul o foco será sobre as práticas de racismo sobre a população negra durante o período colonial até 1991 e as medidas institucionais de promoção do progresso da população negra adotadas no governo de Mandela; (4) por fim, no caso brasileiro, interessam-nos mais precisamente a criação de instituições de promoção da igualdade racial a partir de 2003. Além dos claros interesses de intervenção sobre a realidade social, fortalecendo a agenda de promoção da igualdade racial e dos direitos humanos, este projeto de pesquisa será uma oportunidade para estabelecer uma rede internacional de pesquisa, que poderá beneficiar outros professores e estudantes da Universidade de Brasília. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Joaze Bernardino Costa – Coordenador. Shirley Tate; Ian Law; Nikholay Zakharov. Financiador(es): Sodertorn University – Bolsa.
 
Wanderson Flor do Nascimento
·   Ensino de Filosofia e Relações Raciais: Subsídios para a implementação do artigo 26-A da LDB. 2017 – Atual. Descrição: O contexto de obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana, afro-brasileira e indígena em todas as disciplinas dos ensinos fundamental e médio, determinada pelo artigo 26 A da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) traz um importante desafio para a pesquisa filosófica brasileira. A inserção da filosofia, desde 2008, como disciplina obrigatória nos currículos de ensino médio brasileiro, amplifica o problema, pois pouco se tem estudado sobre as filosofias africanas e indígenas no Brasil. O conhecimento sobre o pensamento africano e indígena, assim como suas projeções no Brasil, são fundamentais para o cumprimento da tarefa legal tanto frente aos currículos de filosofia do ensino médio, quanto para a formação de docentes para a Educação Básica. Iniciar a correção da lacuna sobre produções brasileiras sobre as filosofias africanas e indígenas faz-se necessário para um trabalho consistente de formação docente e para a busca do sucesso da tarefa de trabalhar com estes conteúdos na educação básica. As produções tanto no continente africano, quanto no Caribe, América do Sul e nos Estados Unidos da América do Norte são um importante ponto de partida para a aproximação com este tema ainda tão pouco conhecido da academia brasileira, e também, para o início do trabalho necessário para o cumprimento da lei. E a discussão sobre as relações raciais é um passo fundamental tanto para compreender a ausência desses estudos como para pensar a inserção de tais conteúdos na educação básica. Diante desse cenário, o presente projeto apresenta os seguintes objetivos: a) Geral – Através da revisita a produção do pensamento africano, afrodiaspórico e indígena, oferecer subsídios para uma reformulação do currículo de filosofia do ensino médio tendo como base a dupla obrigatoriedade, tanto do ensino da filosofia e do ensino da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena, desde o prisma da educação antirracista. b) Específicos: – Analisar a importância das relações raciais no Brasil no contexto da implementação do artigo 26-A da LDB. – Revisar a literatura sobre a história da filosofia africana, afrodiaspórica e indígena, sobretudo, no Brasil, buscando a elaboração de um quadro conceitual geral que aponte suas principais características, conceitos e problemas; – Em virtude do contato da mais comum ideia de uma filosofia africana ou indígena estar conectada com as discussões sobre relações raciais, realizar um estudo comparativo entre as relações raciais e aos chamados estudos acerca da interseccionalidade (ressaltando as questões da produção de conhecimento, raça e gênero); Elaborar subsídios para a instrumentalização ? para o Ensino Médio e cursos de formação docente ? do pensamento africano, afrodiaspórico e indígena no Brasil evitando a estigmatização do pensamento negro e indígena. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2). Integrantes: Wanderson Flor do Nascimento – Coordenador.
 
Renisia Cristina Garcia Filice
·   Relações étnico-raciais África(s), Brasil, Portugal: um olhar comparativo sobre políticas educativas. 2016-2017. Descrição: Durante meu doutoramento, tendo como ponto de partida minha tese de doutorado, publicada no livro? Raça e Classe na Gestão da Educação Básica. A cultura na implementação de políticas públicas? (Garcia-Filice, 2011). Nela, realizei uma investigação sobre a implementação do artigo 26-A da Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB) no 9394/96 que obriga o ensino de História da África e Cultura Afro-Brasileira e indígena (redação dada pela lei 10.639/2003 e 11.645/2008). No pós-doutoramento a proposta foi realizar um estudo comparativo entre as políticas antirracistas brasileiras e as chamadas políticas interétnicas, em Portugal. Na década de 1980, as mudanças nas políticas educativas neste país pareciam revelar uma proposta de escola com discurso democrático que foi sendo realocada para a valorização da eficiência e eficácia, tendo como eixo a relação escolaridade-mercado de trabalho (Ferreira, 2008), e a orientação que passa a se consolidar adentrando no século XXI, parecia ser uma proposta de inclusão, que tinha como um de seus eixos o discurso da interculturalidade. Neste contexto, o intuito foi avaliar em que medida as relações interétnicas conflitantes na realidade portuguesa eram contempladas na agenda governamental, como, e com quais argumentos, e se se materializavam em programas e projetos, no que se refere ao reconhecimento dos direitos dos afrodescendentes em Portugal igual aos nacionais, para comparar com o Brasil. Analisar até que ponto houve mudanças na inserção da população negra em ambos os países, e em que medida pode se dizer que há aproximações entre as ações governamentais adotadas. A estratégica metodológica utilizada foi além da pesquisas bibliográfica e documental para a compreensão da estrutura da educação básica portuguesa sob a perspectiva histórico-crítica, cultural; a realização de estudos pós-colonial e decolonial, que desembocaram numa metodologia intitulada antirracista que precedeu de um mergulho em meio à militância negra atuante em Portugal, o que gerou cerca de 20 entrevistas com lideranças que atuam na temática racial, em sua maioria africanos/as, e alguns portugueses/as. Bem como a participação ativa em atividades e eventos culturais sobre a temática negra, possibilitou a coleta de 60 (sessenta) questionários, em análise. Os resultados preliminares são surpreendentes. Revelaram um Estado completamente refratário ao reconhecimento do racismo (racismo institucional), que tem como agravante o não reconhecimento da nacionalidade de afrodescententes, filhos de pais africanos nascidos em Portugal (lei da Nacionalidade 1981); consequentemente, no campo educacional reprovação e evasão se mostraram muito próximas à situação de negros/as no Brasil. Neste sentido, a falácia da interculturalidade se revelou nublada pelo luso-tropicalismo, a versão portuguesa do racismo cordial à brasileira. desta experiência nasceu um Seminário internacional e um acordo de cooperação África, Brasil e Portugal, falantes de língua portuguesa. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1). Integrantes: Renisia Cristina Garcia Filice – Coordenador. Manuel Carlos Silva.
 
Leandro Santos Bulhões de Jesus
·   Os Desafios da Cooperação e Desenvolvimento Global: Olhares culturais e Interdisciplinares 2014 – Atual. Descrição: Novas propostas de reformas políticas, econômicas e sociais têm vindo a emergir de modo a se mudar o sistema atual que parece estar longe de dar respostas às necessidades urgentes das sociedades. Existe um corpo crescente de evidências que demonstram a possibilidade de construir modelos sociais econômicos mais justos, equitativos e sustentáveis. Os desafios são imensos e a complexidade dos problemas, interligados a nível global, tornam difíceis as respostas e soluções sem um consenso que seja também global, entre governos, empresas e sociedade civil. Ancorado nas formulações dos Estados euro-modernos, as ideias de Cooperação e Desenvolvimento, entendidas como categorias instrumentalizáveis, tiveram trajetórias próprias, como fruto do axioma Modernidade e ao serviço do capitalismo no chamado Terceiro Mundo. A Modernidade vista aqui como uma dinâmica de transformação, fonte de construções de verdades e racionalidades que até hoje habitam as nossas mentes como Saberes Universais. Tido como o único lugar do saber, o chamado Ocidente, nomeou e classificou o mundo segundo a sua vontade, nomenclaturas que, hoje, nos parecem longínquas nas suas origens para retomarmos as pegadas daquele processo de Naturalização das Coisas e por isso mesmo que nos chegam como únicas possibilidades de ler o real. Assim, ao lidar com categorias como Cooperação, Desenvolvimento e Cultura como se fossem cimentadas na mais natural fonte de verdade, deparamo-nos com a necessidade de refletir sobre elas diante da atual ordem das coisas. Por outro lado, o termo Cultura, em plena ascensão hoje em dia na ordem acadêmica, será o eixo articulador, de onde partirá o sentido das pesquisas que tenham por pretensão construir outra narrativa, com suficiente força argumentativa para criar relatos de uma maneira muito própria, com fundamentos que exijam reflexões mínimas sobre o cooperar e o desenvolver. Ao tratar desses dois termos que indicam ações do fazer junto e de mudança, perpassa entre eles a necessidade de um sujeito, que exerça as ações, que se torne agente, e que sua autoinscrição como sujeito, impelida por alguma historicidade, ganhe forma possível de ser narrada, sem invocar, necessariamente, nenhuma outra subjetividade soberana. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (5). Integrantes: Leandro Santos Bulhões de Jesus; Selma Alves Pantoja – Coordenador; Rodrigo Pires de Campos; José Walter Nunes; Doriana Daroit; Fernanda Natasha Bravo Cruz; Patrícia Marques; Francisco Phelipe Cunha Paz; Ana Maria Nogales.
 
Iniciação Científica
·   Luiane Magalhães Dias. Colonialismo, masculinidades e a questão feminina na violação de Direitos Humanos na República Democrática do Congo: o estupro como arma de guerra. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em História) – Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Leandro Santos Bulhões de Jesus.
·   Leonardo Grokoski Sampaio. Para além da colônia: reflexões sobre fazer e viver a História nas obras de Achille Mbembe. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em História) – Universidade de Brasília. Orientador: Leandro Santos Bulhões de Jesus.
·   Marcos Vinicius Rodrigues dos Santos. Ancestralidade, auto-inscrição e soberania intelectual negra. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em História) – Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Leandro Santos Bulhões de Jesus.
·   Matheus Maciel de Oliveira Silva. Malcolm X: Presença, Afropolitanismo e Islã. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em História) – Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Leandro Santos Bulhões de Jesus.
·   José Alves da Silva Filho. O ensino de História no Brasil e a Lei 11.645/08: articulações e entrecruzamentos das histórias e culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas na educação básica. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em História) – Centro Universitário de Brasília. Orientador: Leandro Santos Bulhões de Jesus.
 
Dayane Augusta Santos da Silva
·   Grupo de estudos em teoria marxista e educação. Descrição: Este projeto tem a finalidade de criar o Grupo de Estudos em Teoria Marxista e Educação. Trata-se de uma instância de estudos e aprofundamento sobre o pensamento e o método materialista histórico-dialético, a pedagogia histórico-crítica e a psicologia marxista de Vigotski. O grupo dedicará especial atenção às categorias analíticas produzidas a partir do pensamento marxista relativas às concepções de homem, sociedade, educação e aprendizagem. Espera-se contribuir aqui para o engajamento, por parte dos membros do grupo, com as concepções, propostas e práticas sociais, educativas e pedagógicas coerentes e legitimamente articuladas com os interesses da classe trabalhadora. Com uma duração prevista para dois anos de atividades, este grupo de estudos se comprometerá também a publicizar seus resultados mais relevantes e expressar sua produtividade na forma da produção de artigos científicos, apresentação de trabalhos em eventos e organização de palestras, seminários, cine-debates, amostras, entre outros eventos internos e externos. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (13). Anderson dos Anjos Pereira Pena – Coordenador. Integrantes: Dayane Augusta Santos da Silva; Hans Magno Alves Ramos; Karen Cristina Costa do Nascimento.
·   Rayane Miranda. Gênero e religiosidade em Formosa/GO – A experiência de mulheres afro-brasileiras nos terreiros de Umbanda. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Sociais) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Orientador: Dayane Augusta Santos da Silva.
 
Anderson Ribeiro Oliva
·   Identidades africanas no contexto pós-colonial. Estudos de caso em Portugal, França e Brasil (1990-2017). Descrição: O projeto de investigação agora apresentado possui dois objetivos principais. O primeiro refere-se ao mapeamento e à análise dos discursos produzidos por parte da imprensa portuguesa, francesa e brasileira sobre os imigrantes africanos e seus descendentes dentro dos espaços diaspóricos pós-coloniais (o foco da investigação estará concentrado entre os anos de 1990 e 2015). Associa-se a este recorte da pesquisa uma segunda etapa que tem como intenção observar a abordagem apresentada por manuais escolares de História envolvendo a história da diáspora africana contemporânea e os novos perfis identitários que configuram essas multiculturais sociedades. Por fim, como pano de fundo, realizaremos uma breve aproximação reflexiva entre esses dois recortes e seus possíveis impactos na construção das identidades e sentidos de pertencimento por parte de estudantes, imigrantes africanos e afro-descendentes. Palavras-chave: Africanos, Imigrantes africanos, Diáspora, Racismo. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
·   Daniel Félix Alves. O cinema contemporâneo africano como fonte histórica (1990 ? 2015). Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em História) – Universidade de Brasília. Fundação Universidade de Brasília. Orientador: Anderson Ribeiro Oliva.
·   Geovane Cardoso Dias Sousa. Raça e Colonialismo: um diálogo entre Frantz Fanon e Achille Mbembe. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em História) – Universidade de Brasília. Orientador: Anderson Ribeiro Oliva.
·   Rebeca Gomes de Freitas. Afropolitanismo, cosmopolitismo e a ideia de África na construção das identidades de imigrantes africanos no Brasil. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em História) – Universidade de Brasília. Orientador: Anderson Ribeiro Oliva.
·   Taffarel Sousa Santos. A Representação das Mulheres Negras no Jornal O Rio Nu (1899-1903). Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em História) – Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Anderson Ribeiro Oliva.
 
Sales Augusto dos Santos
·   Mercado de trabalho, discriminação racial e repercussão na Justiça do Trabalho. 2016 – Atual. Descrição: O presente projeto de pesquisa tem como tema a discriminação racial no mercado de trabalho e sua repercussão na Justiça do Trabalho brasileira, especificamente no Tribunal Regional do Trabalho da 10a Região (TRT10) e no Tribunal Superior do Trabalho (TST). A investigação delimitar-se-á ao período de 1995, ano de realização da ? Marcha Zumbi dos Palmares contra o racismo, pela cidadania e a vida?, organizada pelos movimentos sociais negros, até o ano 2015. Dessa forma, a pesquisa visa a fazer um mapeamento e/ou levantamento estatístico e, consequentemente, análise de todos os processos que o TRT10 e TST julgaram ao longo do período supracitado, condenando ou absolvendo empresas que foram acusadas formalmente da prática de discriminação racial contra trabalhadores/as, tanto por meio da desqualificação ou insulto racial, quanto do pagamento desigual de salários entre esses e os trabalhadores brancos/as, da não contratação dos primeiros e até demissão por motivos raciais, entre outras formas de discriminação. A proposta visa a verificar, principalmente, se o que acontece no mercado de trabalho do Distrito Federal (DF) e de Tocantins (TO) em termos de relações raciais, como, por exemplo, a prática de discriminação em algumas empresas contra os/as trabalhadores negros/as repercute, proporcionalmente, em termos de denúncia das vítimas e/ou dos seus respectivos sindicatos junto à Justiça do Trabalho. Ou seja, visa-se a verificar a disparidade entre um considerável índice de discriminação racial no mercado de trabalho e a baixa quantidade de denúncias pelos trabalhadores desse crime junto à Justiça do Trabalho. Consequentemente, será pesquisado também como as instâncias da Justiça do Trabalho têm se pronunciado formalmente sobre esses casos. Palavras-Chave: Mercado de Trabalho; Racismo; Justiça do Trabalho; Litígio; Condenação. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Sales Augusto dos Santos – Coordenador.
·   Violências nos campi da Universidade Federal de Viçosa (UFV). 2016 – Atual. Descrição: O propósito deste projeto é pesquisar, compreender e explicar as violências perpetradas nos campi da Universidade Federal de Viçosa (UFV) contra os/as discentes (principalmente contra as mulheres, os/as negros/as e os/as que são identificados e/ou se autodeclaram pertencentes ao grupo LGBT). Pretende-se pesquisar, compreender, descrever e analisar a violência explícita, objetiva, como uma agressão física e/ou um estupro que é praticado por um estudante contra uma estudante, assim como também pretendemos fazer o mesmo com relação à violência não-objetiva, como a psicológica, como, por exemplo, quando professores/as constrangem, humilham e/ou ridicularizam seus/suas estudantes. Como se sabe, já houve e ainda há violências física, sexual, psicológica, racial, entre outras agressões, que foram praticadas contras os/as estudantes nos campi das universidades brasileiras, entre as quais a Universidade Federal do Acre (UFAC), a Universidade de Brasília (UnB), a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidade São Paulo (USP), a Universidade Federal do Paraná (UFPR), entre outras, embora não haja dados estatísticos confiáveis e pesquisas acadêmico-científicas sobre as violências nos campi universitários brasileiros. Também há indícios daquelas formas de violência nos campi da Universidade Federal de Viçosa (UFV), justificando-se pesquisá-las nessa universidade. Contudo, como não há pesquisas acadêmico-científicas sobre o tema violências nos campi universitários brasileiros, nossa pesquisa será exploratória, pois trata-se de um assunto praticamente não explorado/pesquisado, não havendo conhecimento prévio sobre ele. Palavras-chave: Universidade Federal de Viçosa (UFV); Violência Física; Violência Sexual; Violência Psicológica. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Sales Augusto dos Santos – Coordenador.
 
Breitner Tavares
·   Juventude em situação de rua: sociabilidade urbana e saúde. 2014–2017. Descrição: Este projeto trata-se de uma pesquisa, que objetiva conhecer o perfil da juventude em situação de rua em Brasília. Assim, espera-se produzir observações de campo, entrevistas em grupo e individuais para se analisar as representações sociais que os jovens fazem de sua situação de rua em termos de saúde, trabalho e sociabilidade no meio urbano. Além disso, a pesquisa pretende produzir um acervo de registros audiovisuais, na forma de documentários, registrados com câmeras de vídeo de boa resolução e gravadores de áudio estéreo que estão previstos no orçamento dessa nova proposta. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2). Integrantes: Breitner Luiz Tavares – Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.
·   Sandra Regina. Representação da Saúde no Centro Pop Taguatinga-DF. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em saúde coletiva) – Universidade de Brasília. (Orientador).
·   Maxwell Taffarell. Catadores da Estrutural. Início: 2017 – Universidade de Brasília, Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal. (Orientador).
·   Percepção sobre valores éticos nos estados brasileiros. Neomni-TEL-TEC
·   Fonte de Memória dos Esquecidos NEP
·   Projeto: O rompimento da invisibilização do extermínio transóbico no Brasil: a história do assassinato da travesti Dandara Katheryn. Pesquisadores: Anderson Cavichioli. O projeto, desenvolvido no PPGDH-CEAM-Unb prossegue com o estudo sobre extermínio transfóbico no Brasil, com pesquisa de campo realizada entre 27 de março e 9 de abril de 2018, na cidade de Fortaleza-CE. PPGDH
·   Projeto: Fica Vivo!: imperativo de vida, cotidiano de morte Pesquisadores: Aline Cristina Campos de Souza.
·   Projeto: A Educação em Direitos Humanos no município de São Paulo: uma análise sobre a entrada na agenda e formulação da política pública. Pesquisadores: Ana Claudia Salgado Cortez.
·   Projeto: A Incorporação da Perspectiva de Gênero na Política Judiciária do Conselho Nacional de Justiça no ano de 2017. Pesquisadores: Ana Teresa Iamarino.
·   Projeto: Sombras, Brechas e Gritos: vozes silenciadas, consulta prévia e re-existência nas margens do rio Tapajós. Pesquisadores: Erina Batista Gomes.
·   Projeto: Ação Educativa Makiguchi: Contribuição para uma cultura de paz em uma escola do Distrito Federal. Pesquisadores: Francisco Márcio Amado Batista.
·   Projeto: “Juventude do Gueto Contra O Extermínio dos Pretos”: A práxis antirracista do Levante Popular da Juventude na cidade de Salvador – Bahia.  Pesquisadores: Guilherme Ferreira Duarte Barbosa.
·   Projeto: A vida da minha mãe, da etnia Puyanawa: um estudo de caso da Casai de Mâncio Lima. Pesquisadores: Jósimo da Costa Constant.
·   Projeto: Falar do ódio fora do ódio: testemunho de ativistas lésbicas sobre o discurso de ódio na internet. Pesquisadores: Julianna Paz Japiassu Motter.
·   Projeto: O Encarceramento Psiquiátrico no Presídio em Brasília: Histórias de Vida. Pesquisadores: Júlio César Lisboa de Lima Pereira.
·   Projeto: Se a Esfera Pública Fosse um Quadro, nós Pintamos Fora das Margens: a Parada LGBT de São Luís do Maranhão como Esfera Pública de Luta por Direitos. Pesquisadores: Lucas Moraes Santos.
·   Projeto: “Lute como uma Menina”: as Jovens nas Ocupações de Escolas Públicas de Ensino Médio do DF no Ano de 2016. Pesquisadores: Renata Almeida D’Ávila.
·   Projeto: Violência de gênero e a mobilização do direito: estudo de caso do Sistema Interamericano de Direitos Humanos. Pesquisadores: Renata Silva Staudohar.
·   Projeto: O perfil dos denunciantes da Comissão Interamericana de Direitos Humanos: uma análise comparativa dos relatórios do Brasil e da Argentina (1970-2015). Pesquisadores: Rodrigo Assis Lima.
·   Projeto: Narrativas da luta política: luto e precariedade na emergência do HIV/AIDS em Belém do Pará. Pesquisadores: Sávio Barros Sousa.
·   Projeto: Ukushé Kiti Niíshé: Direito à memória e à verdade na perspectiva da educação cerimonial de quatro mestres indígenas. Pesquisadores: Daiara Hori Figueroa Sampaio.
·   Projeto: Histórias de Vida Interrompidas pelo Mar de Lama: Desastre de Mariana (MG). Pesquisadores: Diego Pereira.
·   Projeto: Em Busca da Reparação: as Experiências de um Grupo de Filhos e Netos de Militantes Políticos na Comissão de Anistia do Ministerio da Justiça (2005-2012). Pesquisadores: Juan de Assis Almeida.
·   Menos folclórico e mais hi-tech: identidade, cultura e consumo na construção do 'novo étnico' pelo jornalismo de moda Brasileiro. Responsável: Professora Dra. Fernanda Martinelli. Início: 2014. Descrição: Este projeto de pesquisa tem a proposta de investigar as representações da identidade étnica no jornalismo de moda, considerando as complexas relações entre produção e consumo de expressões culturais na sociedade contemporânea. Parte de uma problematização dos conceitos de cultura e identidade para analisar como, havendo diferenças culturais, se estabelece um sistema de comunicação, uma rede de significados (Geertz, 1978) que organiza a produção material da moda e também a sua produção simbólico-midiática. Nesse sentido esta pesquis a é uma tentativa de compreender como identidade e cultura se constituem enquanto matéria-prima para o jornalismo de moda, a fim de produzir discursos de consumo. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fernanda Casagrande Martinelli Lima Granja Xavier da Silva – Coordenador; Taya Carneiro Silva de Queiroz (estudante em nível de mestrado – Programa de Pós-Graduação em Comunicação – UnB). Nemp
·   Discriminação, Empregabilidade e Acesso à Renda de Pessoas Trans no Distrito Federal. Responsável: Professora Dra. Fernanda Martinelli. Início: 2016 – previsão para encerramento: julho de 2018. Descrição: Este projeto de pesquisa tem a proposta de investigar como a discriminação a travestis, mulheres transexuais, homens transexuais e transexuais não-binárias (chamadas em conjunto de pessoas trans) afeta sua empregabilidade e o acesso à renda no Distrito Federal. Partimos do entendimento dos estudos de gênero e sexualidade, sobretudo os estudos queer, de que estas categorias são identidades de gênero (GAYLE, 1975) histórica, social e culturalmente construídas. Sendo os significados da identidade travesti, por exemplo, extremamente ligados a um contexto latino americano, pois em outras localidades esta palavra designa mais uma prática de se travestir? que propriamente uma identidade (AVILA; FERREIRA; WACHELESKI, 2014). Assumimos o pressuposto de que o gênero possui, além de uma dimensão política e relacional (SCOTT, 1995), uma dimensão subjetiva e performática que é normatizada e regulada por uma heteronormatividade compulsória (BUTLER, 2015). Uma normatividade que prega a noção de dois sexos completamente distintos e oposicionais, uma ideia de "sexos opostos" (FOUCAULT, 1988), estabelecendo padrões culturais de comportamento e de corpos específicos do que se entende como homem e como mulher (BUTLER, 2015). Na heteronormatividade compulsória está a origem tanto das identidades de gênero não-normativas, quanto da discriminação que sofrem por desviar desta norma vigente. O objetivo da pesquisa é pensar como um contexto de discriminação; por identidade de gênero que é macro, cultural e social, afeta a dimensão micro da vida de uma pessoa trans no Distrito Federal, ao ponto de limitar seu acesso ao mercado de trabalho, ao empreendedorismo e à renda. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fernanda Casagrande Martinelli Lima Granja Xavier da Silva – Coordenador; Taya Carneiro Silva de Queiroz (estudante em nível de mestrado – Programa de Pós-Graduação em Comunicação – UnB, co-autora do projeto); Maria Léo Fontes Borges Araruna (estudante em nível de graduação – curso de Direito – UnB); Bernardo Mota (estudante em nível de graduação – curso de Serviço Social – UnB).
·   A construção do local na economia criativa do terroir no Distrito Federal e Entorno. Responsável: Professora Dra. Fernanda Martinelli. Início: 2017. Descrição: Este projeto de pesquisa tem a proposta de investigar como a ideia do local é apropriada, produzida, consumida e difundida no Distrito Federal. A partir da noção de terroir pretende-se discutir a relação entre natureza e cultura na criação de significados sobre o que comemos, como comemos, como produzimos e distribuímos, e como esses significados impactam em formas de trabalho e consumo, estilos de vida, saudabilidade, políticas públicas e organização social. O objetivo é investigar como a produção, o trabalho e o consumo – considerados partes de um mesmo sistema (DOUGLAS; ISHERWOOD, 2004) – em torno de alguns alimentos específicos conformam cadeias produtivas organizadas tanto dentro da chamada economia tradicional, como através da economia criativa, mobilizando diferentes atores sociais em pontos distintos. A hipótese desse trabalho é que a dimensão do terroir, quando incorporada nas cadeias produtivas de trabalho, produção e consumo, agrega valor material e simbólico fundamentais para uma perspectiva sistêmica de desenvolvimento local. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fernanda Casagrande Martinelli Lima Granja Xavier da Silva – Coordenador; João Guilherme Casagrande Martinelli Lima Granja Xavier da Silva (estudante em nível de doutorado); Alice Roberte (estudante em nível de mestrado – Programa de Pós-Graduação em Comunicação – UnB); Gustavo Costa (estudante em nível de graduação – curso de Gestão em Políticas Públicas – UnB).
·   Mídia digital multimodal em redações jornalísticas: um modelo computacional semântico numa estrutura digital convergente. Estudo dos sistemas de informação no Brasil, Costa Rica, Inglaterra e Estados Unidos. Responsável: Professora Dra. Thais de Mendonça Jorge. Descrição: O projeto propõe um estudo exploratório nos campos da Ciência da Computação, Ciência da Informação e Comunicação a partir da investigação dos fluxos e rotinas produtivas em redações jornalísticas do Brasil, Costa Rica, Inglaterra e Estados Unidos. Um modelo computacional de tratamento semântico é proposto, estruturado em camadas e metalinguagem, para gestão da produção de mídias digitais multimodais. Esse modelo considera que as rotinas de produção cooperativa e distribuída, no ambiente das empresas jornalísticas, poderão ser gerenciadas a partir de suportes e mídias digitais convergentes, segundo uma concepção humanística e social. Ele é centrado no cidadão em rede e visa facilitar a construção de diálogos criativos e interculturais segundo a teoria de inteligência coletiva e de esfera semântica. Este projeto de pesquisa concorreu ao Edital Capes 09/2014 – Pesquisador Visitante Especial – e foi contemplado em 23/12/2014, sendo registrado sob o número 88881.068354/2014-01. O estudo tem a duração de 36 meses e é multi, inter e transdisciplinar, envolvendo as áreas de Comunicação e Ciência da Computação da UnB e da Brunel University de Londres. Integrantes: Maria de Fátima Ramos Brandão (CIC/ UnB); Benedito Medeiros Netto (CIC/ UnB); Suzana Guedes Cardoso (FAC/ UnB); Edgard Costa Oliveira (FGA/ UnB); Edison Ishigawa (CIC/ UnB); George Ghinea (Brunel University).
·   Projeto de Laboratório de experimentação em linguagens digitais para dispositivos móveis (Labdim) e desenvolvimento de novos produtos jornalísticos para tablets e smartphones. Responsável: Professora Dra. Thais de Mendonça Jorge. Desde que foram apresentados à sociedade, os aparelhos batizados com o nome genérico de tablets agregaram a capacidade de multiprocessamento e de conexão à rede que já tinham os PCs, permitindo a difusão de notícias instantâneas, com todos os recursos que hoje as complementam e contribuem para adicionar mais veracidade e credibilidade aos relatos: vídeos, gráficos animados, galerias de fotos, música, além da participação do público. Acompanhar a evolução dos tablets e dos smart phones e descobrir as novas rotinas de produção da notícia feita para o consumo em celulares e pranchetas eletrônicas, prestando atenção à linguagem, à forma de apresentação e como a cultura periodística está se amoldando ao contexto da sociedade é a intenção principal desta proposta. Ao mesmo tempo, ao se estruturar em forma de laboratório, com a participação de pesquisadores em jornalismo, pretende-se desenvolver novas linguagens e formas de apresentação da informação em dispositivos móveis, procurando explorar os recursos e possibilidades do novo meio. Disso poderão resultar propostas inovadoras em termos de utilização dos dispositivos, explorando mais a fundo as características de multiprocessamento, multimidiatismo e conexão instantânea; buscando maior participação nas demandas da sociedade e, finalmente, visando um maior compartilhamento do fluxo de informações, de modo a contribuir para os ideais de disseminação, transparência e democratização do conhecimento. Integrantes: Ana Lúcia Medeiros Batista, Fábio Henrique Pereira, Tiago Quiroga, Vivian Oliveira (todos UnB), Alberto Marques (UnB/ UCB).
·   O humanitário: política, políticas públicas, olhares e vozes. Responsável: João Guilherme Granja. Descrição: O projeto de pesquisa analisa os diferentes nexos entre a emergência de situações humanitárias, os enquadramentos tomados na esfera pública e a formação de políticas públicas e ações não-governamentais voltadas a lhes dar resposta. O humanitário aqui é entendido segundo uma longa literatura representada pelo trabalho do antropólogo francês Didier Fassin, como o campo em que a vida, ameaçada, se destaca como o bem a ser protegido segundo intervenções calculadas. Os contextos do humanitário variam desde conflitos militares e civis, catástrofes naturais e quadros de perseguição política, étnica e social. O objeto privilegiado de observação são os deslocamentos humanos e suas representações – pelos Estados, organizações não-governamentais e diferentes atores sociais. Os eixos que delimitam a pesquisa são a leitura sobre as estratégias de acolhimento, os discursos em torno da recepção de grupos de pessoas migrantes e refugiadas, o desenho de políticas públicas, bem como as tensões originadas da vocalização de discursos xenofóbicos e suas mobilizações políticas.
·   Pesquisa em andamento: “Alimentação no Capitalismo". Início: Março de 2016. Sem financiamento. Coordenadora: Profª. Drª. Camila Potyara Pereira. Participantes: 13 alunos de graduação do Departamento de Serviço Social da UnB Neppos
·   “Redirecionamentos éticos da política social contemporânea: entre o primado da autorresponsabilização e a erosão dos direitos sociais”. Pesquisa em andamento. Início: março 2015. Término: fevereiro de 2020. Orgão financiador: CNPq (Bolsa de Produtividade em Pesquisa). Coordenadora: Profª. Drª. Potyara A. P. Pereira (pesquisadora 1A). Participantes: 5 alunos do Programa de Pós-Graduação em Política Social do SER/IH/ UnB (dois de mestrado e 3 de doutorado) e 2 alunos do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional do Ceam 1 de mestrado e 1 de doutorado).
·   Edital: Programa de Extensão em Educação, Trabalho e Integração Social. “ Programa de Assistência Técnica para Habitação de Origem Social-Athos”. Tipo de Ação: Projeto. NPH