25 de Julho de 2019
O Projeto Político-Pedagógico Institucional (PPPI) é definido a partir da legislação que regulamenta o sistema educacional brasileiro, principalmente a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) – Lei nº 9.394/1996. Dessa forma, o PPPI constitui-se em um documento referencial para as instituições de ensino, orientando a construção da missão social, dos princípios, dos fundamentos e dos valores que compõem a identidade institucional e norteiam as práticas pedagógicas com a finalidade de cumprir a missão institucional e formar cidadãos e cidadãs. O PPPI é construído de forma participativa e possui um caráter contínuo e atemporal. Este documento também é um importante componente no processo de avaliação institucional, pois sua apresentação é obrigatória nos casos de credenciamento e recredenciamento das instituições de ensino superior, para autorização, reconhecimento e renovação de cursos e para a avaliação externa de cursos.
13 de Março de 2019
Decanato de Administração (DAF)
Diretoria Administrativa Financeira do HUB UnB (DAF-HUB-UNB)
- Pagamento da Folha de Pessoal do HUB
- Repasse Orçamentario e Financeiro
- Execução do Relatório de Movimentação do Almoxarifado
- Execução Orçamentária Financeira e Contábil
- Regularização Contábil
- Reconhecimento de Dívida e Abertura de Sindicância
- Preposta HUB UnB
- Conformidade de Gestão
- Controle de Respostas das Solicitacoes CGU TCU
- Prestação de Contas de Convênios
- Acompanhamento do Contrato de Gestão
Diretoria de Projetos Acadêmicos (DPA)
Diretoria de Terceirização (DTER)
- Acordos e Ajustes Iniciais dos Contratos Terceirizados
- Acompanhamento e Gerenciamento de Renovações e Encerramentos de Contratos
- Acompanhamento e Gerenciamento de Repactuações, Reequilibrios ou aditamentos e/ou Supressão de Contratos
- Acompanhamento e Gerenciamento das Ordens de Serviço
- Auxílio com Subsidios na defesa da FUB nas Ações Trabalhistas
- Aprovação dos Pagamentos dos Serviços Prestados
- Fiscalização Mensal Obrigatória
- Fiscalização Eventual por Demanda Externa
- Fiscalização Eventual por Demanda Interna
- Fiscalização In Loco
- Auditoria por Demanda Eventual ou Programada
- Acompanhamento e Gerenciamento de Conta Vinculada
- Auxílio na Contratação dos Serviços Terceirizados
- Auxílio no Planejamento dos Serviços Terceirizados
- Subprocesso de Notificação
Decanato de Ensino de Graduação (DEG)
Diretoria Acompanhamento e Integração Acadêmica (DAIA)
Coordenadoria Acadêmica Administrativa (CAA)
- Agendamento de Férias
- Assistência a Direção - Controle de Agendas
- Celebração de Convênio
- Contratação de Estagiários
- Controle de Funções Gratificadas
- Emissão de Certificado para Preceptores/Supervisores - Convênio FEPECS
- Gerenciamento de Frequências
- Planejamento de Compras
- Realização de Inventário Patrimonial
- Solicitação de Materiais de Consumo
- Solicitação de Serviços
- Termo Aditivo de Convênio de Estágio
Coordenadoria de Acompanhamento de Programas Especiais (CAPE)
- Acompanhar Programa Jovens Talentos
- Atualizar página oficial da CAPE
- Cadastrar Discente no Programa Ciência sem Fronteira
- Cadastrar Discente no Programa Jovens talentos
- Emitir Carta de Anuência para o Programa Ciência sem Fronteiras
- Emitir Comprovantes para o Programa Jovens Talentos
- Emitir Declaração para o Programa Ciência sem Fronteiras
- Encerrar Programa Jovens Talentos
Coordenadoria de Desenvolvimento Acadêmico e Profissional (CDAP)
- Orientação Sobre Estágio Obrigatório e Não Obrigatório
- Divulgação de Oportunidades de Estágio
- Divulgação de Oportunidades de Estágio
- Recrutamento de Discentes para Estágio na Câmara dos Deputados
- Homologação de Termo de Compromisso de Estágio
- Homologação de Termos Aditivos
- Homologação de Rescisão de Termo de Compromisso de Estágio
- Recebimento de Relatório de Atividades de Estágio
- Emissão de Relatório Geral de Situação Acadêmica
Coordenadoria de Monitoria, Mobilidade e PET (CMOP)
- Orientação de Docentes e Discentes
- Emissão de Certificados e Declarações
- Encaminhamento de Ofício (AS IS)
- Homologação da Participação de Discentes da UnB no Programa de Mobilidade (AS IS)
- Homologação da Participação de Discentes de outras IFES no Programa de Mobilidade (AS IS)
- Encaminhar resposta à IFES de origem (AS IS)
- Encaminhar declaração de matrícula às IFES de origem (AS IS)
- Encaminhar histórico escolar escolar às IFES de origem (AS IS)
- Verificar a possibilidade de atendimento da solicitação (AS IS)
- Edital de concessão de bolsas para o programa de mobilidade (AS IS)
- Solicitação de publicação de edital (AS IS)
- Solicitação de publicação de resultado da primeira etapa (AS IS)
- Submeter à apreciação da comissão de seleção (AS IS)
- Folha de pagamento do programa de monitoria
- Regularização de créditos e pagamentos de monitoria
- Formação de Novo Grupo PET
- Submeter à apreciação do CLAA (com relator)
- Seleção de Discentes
- Renovação ou substituição de tutor
- Submeter à apreciação do CLAA
- Solicitação de Publicação
- Submeter à apreciação da comissão de seleção
- Nomear novo tutor
- Seleção de Discentes
- Submeter à apreciação do CLAA (com relator)
- Substituição ou alteração de situação de discente
- Homologação do planejamneto e do relatório de atividades anuais
- Submeter à apreciação do CLAA
- Homologação de controle de frequência
- Homologação da prestação de contas
- Acompanhamento dos grupos PET
- Formação de novo grupo de tutoria
- Confecção de edital de tutoria
- Solicitação de publicação
- Submeter à apreciação da comissão de seleção
- Submeter à nova apreciação da comissão de seleção
- Vinculação de discentes ao grupo de tutoria
- Desligamento ou substituição de discentes do programa de tutoria
- Folha de pagamento do programa de tutoria
- Acompanhamento dos grupos de tutoria
Decanato de Gestão de Pessoas (DGP)
Diretoria de Provimento, Acompanhamento e Movimentação (DPAM)
Coordenadoria de Provimento Docente (CPROV)
- Concurso Público para Professor Efetivo
- Concurso Público para Professor Efetivo - Realização
- Nomeação e Posse de Docente Efetivo
- Contratação de Docente Substituto/Visitante
- Processo Seletivo Simplificado
- Contratação de Docente Substituto/Visitante
- Renovação do Contrato
- Quitação de Contrato
Coordenadoria de Acompanhamento e Movimentação (CAM)
- Cessão com saída de servidor para outra instituição
- Acompanhamento de reembolso financeiro de cessão de servidor (AS IS)
- Acompanhamento de reembolso financeiro de cessão de servidor (TO BE)
- Cessão com chegada de servidor de outra instituição
- Redistribuição com chegada de docente na UnB
- Redistribuição com chegada de servidor técnico na UnB
- Redistribuição com saída de docente para outra instituição
- Redistribuição com saída de servidor técnico para outra instituição
- Remoção de servidor da UnB
- Remoção de servidor da UnB - A pedido do servidor e do superior hierárquico
- Remoção de servidor da UnB - Por permuta de servidor
- Remoção de servidor da UnB - Por solicitação do centro de custo
- Remoção de servidor da UnB - Por motivo de saúde
- Remoção de servidor da UnB - Por meio de edital
- Exercício provisório com chegada de servidor na UnB
- Exercício provisório com saída de servidor na UnB
- Colaboração com chegada de servidor na UnB
- Colaboração com saída de servidor na UnB
Prefeitura do Campus (PRC)
Diretoria de Serviços (DISER)
Coordenação de Transportes (CTR)
- Solicitação de Transportes
- Controle de Multas
- Regularização Anual de Frota
- Leilão de Veículos
- Solicitação de Combustível
- Registro de Sinistro
Unidades Acadêmicas
Faculdade da Ceilândia (FCE)
Secretaria de Graduação
- Registro e Efetivação de Matrículas
- Procedimentos de Prováveis Formandos
- Admissão de Aluno Especial
- Trancamento de Matrícula
- Atendimento ao Público e Emissão de Documentos
- Elaboração de Lista de Ofertas
- Monitoria
- Lançamento, Apropriação e Revisão de Menção
- Atividades Extracurriculares
- Atividades Complementares
- Apoio a Reunião de Colegiado
- Reintegração
- Mudança de Curso
- Aproveitamento de Disciplinas
- Equivalência de Disciplinas
- Estágio Supervisionado
- Exercícios Domiciliares
- Levantamento de Informações Gerenciais
- Outorga Antecipada de Grau
Execução da Despesa
- Memo. do DPO Nº 77/2014 (Implantação da Gestão por Processos da Universidade de Brasília)
- Boletim Informativo da DPR (Atividades Realizadas - 2014)
- Boletim Informativo da DPR (Atividades Realizadas - 2013)
- Ato da Reitoria N. 385/2011 (Aprova a estrutura organizacional do DPO)
Biblioteca
- Business Process Modeling Notation - BPMN
- Introdução ao BPM e CBOK
- BPM para Todos
- Estabelecendo o Escritório de Processos
Atos e Resoluções
Centros
- CENTRO CIBH (CONSUNI 0019.2018)
- CENTRO-CAEP-ATO-0292.1989
- CENTRO-CCOM-CONSUNI-0014.2007
- CENTRO-CDS--CONSUNI-0019.1995
- CENTRO-CDS-CONSUNI-0019.1995
- CENTRO-CEAD-ATO-0138.1989
- CENTRO-CEAM-ATO-0105.1986
- CENTRO-CEAM-ATO-0576.2001
- CENTRO-CEDE-CONSUNI-0044.1992
- CENTRO-CEDOC-ATO-0596.1988
- CENTRO-CEFTRU-ATO-0279.1996
- CENTRO-CEFTRU-CONSUNI-0001.1996
- CENTRO-CEFTRU-CONSUNI-0010.1998
- CENTRO-CEFTRU-CONSUNI-0014.2009
- CENTRO-CEPLAN-ATO-0927.1999
- CENTRO-CEPLAN-ATO-1082.2013
- CENTRO-CEPPAC-ATO-1304.2001
- CENTRO-CESPE-ATO-0471.2014
- CENTRO-CESPE-ATO-1129.1996
- CENTRO-CESPE-ATO-1654.2005
- CENTRO-CET-ATO-0154.1998
- CENTRO-CET-ATO-1461.1998
- CENTRO-CET-CONSUNI-0006.1999
- CENTRO-CET-CONSUNI-0026.2014
- CENTRO-CETEC-ATO-0861.2006
- CENTRO-CIFMC-CEPE-0074.1987
- CENTRO-CIFMC-CONSUNI-0022.2009
- CENTRO-CIORD--CONSUNI-0018.1995
- CENTRO-CIORD-CONSUNI-0018.1995
- CENTRO-CIRPS-CONSUNI-0012.2014
- CENTRO-CIRPS-CONSUNI-0033.2007
- CENTRO-CME-ATO-0550.1987
- CENTRO-CPAB-CONSUNI-0007.2007
- CENTRO-CPCE---UnBTV-ATO-0296.2015
- CENTRO-CPCE-ATO-0160.1995
- CENTRO-CPCE-ATO-0464.1986
- CENTRO-CPCE-ATO-0601.1990
- CENTRO-CPCE-ATO-2092.2003
- CENTRO-CPD-ATO-0966.1993
- CENTRO-CPGIS-ATA-DE-REUNIO-E-REGIMENTO-INTERNO
- CENTRO-CRAD-CONSUNI-0032.2007
- CENTRO-DATAUNB-ATO-0098.1986
- CENTRO-DATAUNB-ATO-1763.1997
- CENTRO-RAD-ATO-0125.1989
- OBSERVATRIO-SISMOLGICO-CONSUNI-0009.1988
- UnB-CERRADO-CONSUNI-0034.2010
Unidades Acadêmicas
- DEP.-ANTROPOLOGIA-CONSUNI-0001.1986
- DEP.-ARQUITETURA-CONSUNI-0003.1996
- DEP.-BOTNICA-CONSUNI-0015.1989
- DEP.-CINCIAS-COMPUTAO-CONSUNI-0002.1987
- DEP.-CINCIAS-CONTBEIS-E-ATUARIAIS-CONSUNI-0006.1992
- DEP.-CINCIAS-FISIOLGICAS-CONSUNI-0015.1989
- DEP.-CINCIAS-POLTICAS-CONSUNI-0021.1994
- DEP.-CLNICA-CIRRGICA-CONSUNI-0001.1989
- DEP.-CLNICA-MDICA-CONSUNI-0001.1989
- DEP.-DESENHO-INDUSTRIAL-CONSUNI-0008.2004
- DEP.-ECOLOGIA-CONSUNI-0015.1989
- DEP.-ELA-CONSUNI-0002.2017
- DEP.-ENFERMAGEM-CONSUNI-0006.1986
- DEP.-ENG.-FLORESTAL-CONSUNI-0022.1986
- DEP.-ESTATSICA-ATO-0830.1974
- DEP.-FARMCIA-CONSUNI-0007.2016
- DEP.-FILOSOFIA-CONSUNI-0010.1986
- DEP.-FITOPATOLOGIA-CONSUNI-0015.1989
- DEP.-GENTICA-E-MORFOLOGIA-CONSUNI-0015.1989
- DEP.-GEOGRAFIA-CONSUNI-0010.1986
- DEP.-GINECOLOGIA-E-OBSTETRCIA-CONSUNI-0001.1989
- DEP.-HISTRIA-CONSUNI-0010.1986
- DEP.-LINGUAS-ESTRANGEIRAS-E-TRADUO-CONSUNI-0011.1986
- DEP.-LINGUSTICA-LNGUA-CLSSICA-E-VERNCULA-CONSUNI-0011.1986
- DEP.-MORFOLOGIA-CONSUNI-0001.1989
- DEP.-NUTRIO-CONSUNI-0007.1986
- DEP.-ODONTOLOGIA-CONSUNI-0008.1986
- DEP.-PATOLOGIA-CONSUNI-0001.1989
- DEP.-PEDIATRIA-CONSUNI-0001.1989
- DEP.-PROJETO-EXPRESSO-E-REPRESENTAO-EM-ARQ-E-URB-CONSUNI-0003.1996
- DEP.-RELAES-INTERNACIONAIS-CONSUNI-0021.1994
- DEP.-SADE-COLETIVA-CONSUNI-0011.1988
- DEP.-SERVIO-SOCIAL-CONSUNI-0001.1986
- DEP.-TECNOLOGIA-EM-ARQ-E-URB-CONSUNI-0003.1996
- DEP.-TEORIA-E-HISTRIA-EM-ARQ-E-URB-CONSUNI-0003.1996
- DEP.-TEORIA-LITERRIA-E-LITERATURAS-CONSUNI-0011.1986
- DEP.-URBANISMO-CONSUNI-0003.1996
- DEP.-ZOOLOGIA-CONSUNI-0020.1993
- FACULDADE-AGRONOMIA-E-VETERINRIA-CONSUNI-0032.2014
- FACULDADE-CEILNDIA---FRMACIA-ENFERMAGEM-FISIOTERAPIA-TERAPIA-OCUPACIONAL-GESTO-DE-SADE-CONSUNI-0015.2008
- FACULDADE-CEILNDIA-ATO-0789.2007
- FACULDADE-CINCIAS-DA-INFORMAO-CONSUNI-0010.2010
- FACULDADE-CINCIAS-DA-SADE-CONSUNI-0031.2014
- FACULDADE-COMUNICAO-CONSUNI-0017.2016
- FACULDADE-COMUNICAO-CONSUNI-0017.2016
- FACULDADE-COMUNICAO-CONSUNI-0031.1988
- FACULDADE-DIREITO-CONSUNI-0018.2010
- FACULDADE-DIREITO-CONSUNI-0020.1994
- FACULDADE-EDUCAO-FSICA-CONSUNI-0002.1997
- FACULDADE-GAMA---ENGENHARIA-ENERGIA-ELETRNICA-AUTOMOTIVA-SOFTWARE-CONSUNI-0016.2008
- FACULDADE-MEDICINA-CONSUNI-0022.1999
- FACULDADE-PLANALTINA-CONSUNI-0001.2016
- FACULDADE-PLANALTINA-CONSUNI-0012.2005
- INSTITUTO-ARTES-CONSUNI-0013.2016
- INSTITUTO-ARTES-CONSUNI-0017.1988
- INSTITUTO-ARTES-REGIMENTO-INTERNO
- INSTITUTO-BIOLOGIA-CONSUNI-0009.2015
- INSTITUTO-CINCIAS-EXATAS-CONSUNI-0013.2015
- INSTITUTO-CINCIAS-POLTICAS-CONSUNI-0006.2003
- INSTITUTO-CINCIAS-POLTICAS-E-RELAES-INTERNACIONAIS-CONSUNI-0005.2003
- INSTITUTO-CINCIAS-POLTICAS-E-RELAES-INTERNACIONAIS-CONSUNI-0019.1994
- INSTITUTO-CINCIAS-SOCIAIS-CONSUNI-0004.1996
- INSTITUTO-FSICA-CONSUNI-0019.1997
- INSTITUTO-GEOCINCIAS-CONSUNI-0006.2015
- INSTITUTO-GEOCINCIAS-CONSUNI-0015.1988
- INSTITUTO-PSICOLOGIA-CONSUNI-0014.2015
- INSTITUTO-PSICOLOGIA-CONSUNI-0017.1987
- INSTITUTO-QUMICA-CONSUNI-0013.1998
- INSTITUTO-RELAES-INTERNACIONAIS-CONSUNI-0007.2003
- INSTITUTO-RELAES-INTERNACIONAIS-CONSUNI-0010.2015
Unidades Administrativas
- ATO DA REITORIA N. 1381/2017 - Atualiza a estrutura organizacional do Decanato de Gestão de Pessoas (DGP) da Universidade de Brasília, e dá outras providências
- ATO DA REITORIA N. 1683/2017 - Atualiza a estrutura organizacional do Decanato de Assuntos Comunitários (DAC) da Universidade de Brasília
- RESOLUÇÃO DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO Nº 0011/2018 - Aprova emenda ao Estatuto; altera o Regimento Geral e dá outras providências em relação à transformação do Parque Cienơfico e Tecnológico da UnB (PCTec/UnB) em Órgão Complementar
- RESOLUÇÃO DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO Nº 0004/2018 - Dispõe sobre a criação da Câmara de Projetos, Convênios, Contratos e Instrumentos Correlatos (CAPRO), vinculada ao Conselho Universitário (Consuni)/UnB
- ARQUIVO-CENTRAL-CONSUNI-0019.2015
- ARQUIVO-CENTRAL-CONSUNI-0040.2014
- ASSESSORIA-DE-ASSUNTOS-INTERNACIONAIS-ATO-0071.1997
- ASSESSORIA-DE-ASSUNTOS-INTERNACIONAIS-CONSUNI-0004.1997
- CAMARA-CPLAD-CONSUNI-0018.2017
- CERIMONIAL-ATO-0583.1999
- CMARA-CPLAD-CONSUNI-0018.2017
- CMARA-CPO-CAD-0007.2013
- CMARA-CPPD-CONSUNI-0019.1990
- COMISSO-CPA-CONUSNI-0031.2013
- COORD.-CPAD-ATO-0212.2014
- DECANATO-DAF-ATO-1051.2017
- DECANATO-DEG-ATO-0666.2017
- DECANATO-DEX-ATO-0977.2017
- DECANATO-DEX-ATO-1113.2012
- DECANATO-DEX-ATO-1243.2017
- DECANATO-DGP-ATO-0513.2012
- DECANATO-DGP-ATO-1013.2015
- DECANATO-DGP-ATO-1145.2017
- DECANATO-DGP-CONSUNI-0029.2010
- DECANATO-DPI-CONSUNI-0001.2017
- DECANATO-DPO-ATO-0314.2016
- DECANATO-DPO-ATO-0385.2011
- DECANATO-DPO-ATO-0410.2016
- DECANATO-DPO-ATO-0527.2017
- DECANATO-DPO-CONSUNI-0016.2017
- DECANATO-DPO-CONSUNI-0029.2010
- DIR.-DCF---DAF-ATO-0814.2011
- DIR.-DCF---DAF-ATO-1088.2013
- DIR.-DCO---DAF-ATO-0815.2011
- DIR.-DCO---DAF-ATO-1086.2013
- DIR.-DGI---DAF-ATO-1087.2013
- DIR.-DGM---DAF-ATO-0816.2011
- DIR.-DGM---DAF-ATO-1083.2013
- DIR.-DIMEX---DAF-ATO-0325.2017
- DIR.-DIMEX---DAF-ATO-0352.2017
- DIR.-DIV---DAC-ATO-0488.2013
- DIR.-DOB---DAF-ATO-1085.2013
- DIR.-DPA---DAF-ATO-0817.2011
- DIR.-DPR---DAF-ATO-1414.2015
- DIR.-DRM---DAF-ATO-0604.1993
- DIR.-DSQVT---DGP-ATO-0465.2012
- DIR.-DTER---DAF-ATO-1104.2013
- FAZENDA-GUA-LIMPA-CONSUNI-0003.2003
- FAZENDA-GUA-LIMPA-CONSUNI-0016.1991
- FUNDAO-DOIS-CANDANGOS-CONSUNI-0023.1992
- HOSPITAL-HUB-CONSUNI-0021.2008
- HOSPITAL-HUB-CONSUNI-0028.1992
- OUV-CONSUNI-0007.2011
- PJU-ATO-0092.1986
- PJU-ATO-0567.2002
- PJU-ATO-0607.1987
- PRC-CONSUNI-0017.2017
- PRC-CONSUNI-0458.2006
- SECR.-EMP-ATO-0841.1997
- SECR.-INFRA-CONSUNI-0017.2017
- SECR.-SAA-ATO-1436.2005
- SECR.-SECOM-ATO-2098.2008
- SECR.-SEI-ATO-0040.1998
- SECR.-SGP-ATO-0041.1998
- SECR.-SGP-ATO-0841.1997
- SECR.-SPL-ATO-0841.1997
- SECR.-SPL-ATO-1169.1997
- SECR.-SPL-CONSUNI-0029.2010
- SECR.-SRH-ATO-0841.1997
- SECR.-SRH-ATO-1011.1997
- SECR.-SRH-CONSUNI-0029.2010
2017
- Mem 175/2017/DOR/DPO (Código de Recolhimento referente a Projetos - Ano 2018)
- Circular Conjunta Nº 03 DAF/DPO/DPI/2017/DAF (Prazos para emissão de empenho)
- Circular Conjunta Nº 02 DPO/DPI/DAF/2017/2017/DAF (Em complementação às informações do Calendário de Encerramento de Atividades do Exercício de 2017)
- Circular Conjunta Nº 01 DAF/DPO/DPI/2017/DAF (Calendário de Encerramento de Atividades do Exercício de 2017)
- Circular Conjunta Nº 01 DAF/DPO/DPI/2017/DAF - Anexo III
- Circular Conjunta Nº 01 DAF/DPO/DPI/2017/DAF - Anexo II
- Circular Conjunta Nº 01 DAF/DPO/DPI/2017/DAF - Anexo I
- Circular Nº 14/2017/DPO (Limitações Orçamentárias em 2017 - Fonte de Recursos Próprios (0250))
- Circular Nº 06/2017/DPO (Execução de Despesas)
- Circular Nº 05/2017/DPO (Censo)
- Circular Nº 04/2017/DPO (Acompanhamento SIMEC)
- Circular Nº 01/2017/DPO (Relatório de Gestão)
2016
- Circular Nº 11/2016/DPO (Propostas para projetos de Atividades Específicas)
- Circular Nº 11/2016/DPO Anexos (Resolução do Conselho de Administração nº 40/2014)
- Circular Nº 11/2016/DPO Anexos (Tabela modelo - Atividades Específicas)
- Circular Nº 08/2016/DPO (LOA 2016: Alocação de crédito para as Atividades Específicas)
- Circular Nº 07/2016/DPO (LOA 2016: Alocação de crédito de Ações/Planos Orçamentários)
- Circular Nº 06/2016/DPO (Custo do ensino e do aluno da UnB de 2015)
- Circular Nº 05/2016/DPO (Alocação de crédito pelos critérios da Matriz e PDI)
- Circular Nº 04/2016/DPO (Regularização da estrutura formal dos Decanatos e da Prefeitura/UnB)
- Circular Nº 03/2016/DPO (LOA 2016: Despesas limitadas em 1/18 avos mensal até março/2016)
- Circular Nº 02/2016/DPO (Criação, Retificação e Cancelamento do Número de Referência)
- Circular Nº 02/2016/DPO Anexos (Criação e Cancelamento) e (Retificação)
- Circular Nº 01/2016/DPO (Limite orçamentário em 1/12 avos)
2015
- Circular Nº 019/2015/DPO (Informações para compor o Censo da Educação Superior 2015)
- Circular Nº 017/2015/DPO (Custo do ensino e do aluno da UnB de 2015)
- Circular Nº 016/2015/DPO (Informar a criação ou fechamento de laboratórios no ano de 2015)
- Circular Nº 015/2015/DPO (Dados individualizados da Matriz para manifestação)
- Circular Nº 014/2015/DPO (Convite para participar do BPM Day Educação)
- Circular Nº 014/2015/DPO Anexo (Realização do Evento BPM Day Educação)
- Circular Nº 013/2015/DPO (Proposta de Atividades Específicas)
- Circular Nº 012/2015/DPO (LOA 2015 - Execução de Despesas de Investimento)
- Circular Nº 011/2015/DPO (LOA 2015 - Execução de Emenda Parlamentar)
- Circular Nº 010/2015/DPO (Alocação de crédito pelos critérios da Matriz, PDI e Atividades Específicas)
- Circular Nº 009/2015/DPO (Indicação de representante para participar do grupo de trabalho do Sistema SIPAC-UFRN e indicação dos sistemas utilizados pela unidade)
- Circular Nº 008/2015/DPO (Prêmios/distinções, títulos e honrarias recebidos no ano de 2014)
- Circular Nº 007/2015/DPO (Anuário Estatístico 2015 com dados referentes ao ano de 2014)
- Circular Nº 006/2015/DPO (Programação das metas físicas para as Ações governamentais referentes ao exercício de 2016 e atualização dos dados dos coordenadores das ações)
- Circular Nº 005/2015/DPO (Encerramento do mandato dos representantes na CPO)
- Circular Nº 004/2015/DPO (Unidades Acadêmicas contempladas com recursos de atividades específicas)
- Circular Nº 003/2015/DPO (Custo Ensino Aluno 2014)
- Circular Nº 002/2015/DPO (Informações para compor o Censo da Educação Superior - 2014)
- Circular Nº 001/2015/DPO (Informações para compor o Relatório Anual de Gestão da FUB - 2014)
- Circular Conjunta Nº 001/2015/DPP (Descentralização de crédito do Programa Proap da Capes)
2014
- Circular Conjunta Nº 09/2014 DPO (Reprogramação de Recursos Próprios (fonte 0250) para o Exercício 2015)
- Circular Conjunta Nº 01/2014 DAF/DGP/DPO (Orientações quanto a processos de pagamento de contraprestação de serviços e auxílios financeiros a presquisador)
- Circular Conjunta Nº 01/2014 DAF/DPO (Cronograma de encerramento de atividades do exercício de 2014)
2013
- Memo. Circul. Nº 01/2013 - DAF / DPO (Cronograma de encerramento de atividades do exercício de 2013)
2012
2023
Atos
1. Ato Nº 011/2023 - Institui norma interna para concessão de licença capacitação
2020
Atos
2019
Atos
2017
Resoluções
- Resolução Nº 05/2017 - Instituir Grupo de Trabalho para propor medidas para a sistematização de práticas relacionadas à gestão de riscos, aos controles internos e à governança
- Resolução Nº 04/2017 - Cria Comissão para analisar o Contrato Nº 074/2016, de prestação de Serviços Agropecuários, e elaborar proposta de redução de 25% nos custos do contrato, com minimização dos impactos causados por esta redução nas diversas áreas atendidas
- Resolução Nº 03/2017 - Retificar a Resolução do DPO Nº 01/2017 que institui Comissão responsável pela análise de pertinência e, se for o caso, elaboração de proposta de Flexibilização a ser submetida pelo DPO
- Resolução Nº 02/2017 - Substitui membro da Comissão instituída na Resolução do DPO Nº 01/2017
- Resolução Nº 01/2017 - Constitui Comissão responsável pela análise de pertinência e, se for o caso, elaboração de proposta de Flexibilização a ser submetida pelo DPONº 01/2017 - Constitui Comissão responsável pela análise de pertinência e, se for o caso, elaboração de proposta de Flexibilização a ser submetida pelo DPO
2016
Atos
2014
Resoluções
2013
Resoluções
- Resolução Nº 02/2013 (Constitui Comissão de Sindicância para apuração de responsabilidades quanto ao recebimento indevido de valores)
- Resolução Nº 01/2013 (Constitui Comissão de Sindicância para apuração de responsabilidades em processos de contratações de profissionais especializados)
2012
Resoluções
Atos
FUB
- Ato da Reitoria nº 0527/2017 (atualiza a estrutura organizacional do Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional, e dá outras providências)
- Ato da Reitoria nº 410/2016 (Aprova a atualização da estrutura organizacional do DPO)
- Ato da Reitoria nº 314/2016 (Estabelece as competências do DPO e de suas unidades, bem como as respectivas atribuições dos cargos, e dá outras providências)
- Resolução do CONSUNI n° 07/2016 (Aprova a criação do Departamento de Farmácia da Faculdade de Ciências da Saúde)
- Resolução do Conselho Diretor da FUB n° 06/2016 (Aprova o Relatório de Gestão da FUB 2015)
- Resolução do CONSUNI n° 04/2016 (Aprova o Orçamento 2016 da UnB)
- Instrução da Reitoria nº 0001/2016 (Estabelece norma interna para a vinculação de cursos aos docentes para efeito do Censo da Educação Superior e dá outras providências)
- Resolução do Conselho de Administração nº 0063/2015 (Aprova o Planejamento Orçamentário 2016)
- Resolução do Conselho Diretor da FUB nº 0005/2015 (Aprova o Relatório de Gestão da FUB, referente ao exercício de 2014)
- Resolução do Conselho de Administração nº 0003/2015 (Aprova o Relatório de Gestão do exercício de 2014)
- Resolução do Conselho de Administração nº 0045/2014 (Altera os parágrafos 2º a 9º do art. 4º da Resolução do CAD nº 001/2009 e regulamenta a cobrança dos custos indiretos e a destinação dos recursos obtidos)
- Resolução do Conselho de Administração nº 0040/2014 (Estabelece critérios para a Proposta de Atividades Específicas (PAE) no âmbito da UnB)
- Resolução do Conselho de Administração nº 0032/2014 (Aprova o PDI 2014 - 2017)
- Resolução do Conselho de Administração nº 0009/2014 (Aprova o Relatório de Gestão 2013)
- Resolução do Conselho de Administração nº 0008/2014 (Aprova o Orçamento Programa Interno)
- Resolução do Conselho Diretor da FUB nº 0002/2014 (Aprova o Relatório Anual de Gestão da FUB, referente ao exercício de 2013)
- Resolução do Conselho de Administração nº 0057/2013 (Aprova o Orçamento Programa Interno)
- Resolução do Conselho de Administração n° 0007/2013 (Estabelece a composição e as atribuições da CPO, previstas nos §§s 1º e 2º do art. 18 do Estatuto da Unb, bem como nos §§s 1º e 2º do art. 13 do Regimento Geral da UnB)
- Ato da Reitoria nº 385/2011 (Aprova a estrutura organizacional do DPO, e dá outras providências)
- Resolução do CONSUNI nº 29/2010 (Autoriza a criação do DGP e do DPO na estrutura organizacional da UnB; aprova emendas ao Estatuto e alterações no Regimento Geral da Instituição, e dá outras providências)
Federal
Resoluções
- Constituição Federal – Art. 165 a 169
- Lei 13.255/2016 (Estima a receita e fixa a despesa da União para o exercício financeiro de 2016)
- Lei 13.242/2015 (Dispõe sobre as diretrizes para a elaboração e execução da Lei Orçamentária de 2016 e dá outras providências)
- Lei 4.320/1964 (Estatui Normas Gerais de Direito Financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal)
- Lei Complementar nº 101/2000 (Estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e dá outras providências)
- Lei 10.180/2001 (Organiza e disciplina os Sistemas de Planejamento e de Orçamento Federal, de Administração Financeira Federal, de Contabilidade Federal e de Controle Interno do Poder Executivo Federal, e dá outras providências)
- Lei 8.112/1990 (Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais)
- Lei 8.429/1992 (Dispõe sobre as sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercício de mandato, cargo, emprego ou função na administração pública direta, indireta ou fundacional e dá outras providências)
- Lei 8.666/1993 (Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências)
- Lei 10.520/2002 (Institui, no âmbito da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, nos termos do art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, modalidade de licitação denominada pregão, para aquisição de bens e serviços comuns, e dá outras providências)
LOA
- Lei nº 13.414/2017 (Estima a receita e fixa a despesa da União para o exercício financeiro de 2017)
- Lei nº 13.255/2016 (Estima a receita e fixa a despesa da União para o exercício financeiro de 2016)
- Lei nº 13.115/2015 (Estima a receita e fixa a despesa da União para o exercício financeiro de 2015)
- Lei nº 12.952/2014 (Estima a receita e fixa a despesa da União para o exercício financeiro de 2014)
- Lei nº 12.798/2013 (Estima a receita e fixa a despesa da União para o exercício financeiro de 2013)
- Lei nº 12.595/2012 (Estima a receita e fixa a despesa da União para o exercício financeiro de 2012)
- Lei nº 12.381/2011 (Estima a receita e fixa a despesa da União para o exercício financeiro de 2011)
Decretos
- Decreto 8.640/2016 (Dispõe sobre o empenho de despesas pelos órgãos, pelos fundos e pelas entidades do Poder Executivo até o estabelecimento do cronograma de que trata o caput do art. 8º da Lei Complementar nº 01/2000)
- Decreto Lei 200/1967 (Dispõe sobre a organização da Administração Federal, estabelece diretrizes para a Reforma Administrativa e dá outras providências)
Portarias
25 de Fevereiro de 2019
Atas
2020
2019
2018
2017
Resoluções
2019
RESOLUÇÃO DO CONSUNI Nº 17/2019
Altera o artigo 2º da Resolução do Conselho Universitário nº 00018/2017 referente à alteração da composição de membros da CPLAD.
RESOLUÇÃO DO CONSUNI Nº 16/2019
Aprova a emenda ao Estatuto e alterações no Regimento Geral da UnB que autoriza a criação da Secretaria de Meio Ambiente (SeMA) na estrutura organizacional da Instituição.
RESOLUÇÃO DO CONSUNI Nº 14/2019
Aprova a criação da Secretaria de Meio Ambiente (SeMA) da Universidade de Brasília.
2018
Institui a Política de Segurança da Informação e Comunicação da UnB - PoSIC/UnB.
Institui a Política de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação da UnB - PGTIC/UnB.
Estabelece diretrizes básicas para elaboração, inserção no Sistema Planejamento e Gerenciamento de Contratações, aprovação, divulgação e acompanhamento do Plano Anual de Contratações da Universidade de Brasília.
Estabelece normas e procedimentos para o parcelamento de dívidas vinculadas ao patrimônio mobiliário, imobiliário e ao ativo intangível da Universidade de Brasília.
2017
RESOLUÇÃO CONSUNI Nº 0018/2017
Extingue as Câmaras de Planejamento e Orçamento (CPO) e de Administração e Finanças (CAF) e cria a Câmara de Planejamento e Administração (CPLAD).
Relatórios
Comissão para analisar despesas que possuem impacto relevante no orçamento da Universidade de Brasília e propor ajustes para o devido equilíbrio orçamentário.
1ª Reunião 09/08/2019
O Relatório de Gestão consiste em um instrumento integrante do processo de prestação de contas anual apresentado aos órgãos de controle interno e externo e à sociedade. Este documento tem a finalidade de apresentar os resultados alcançados pelos órgãos, entidades ou fundos da Administração Pública Federal contendo informações relativas aos objetivos e metas definidos para o exercício, a contribuição das estratégias, dos mecanismos de governança e da alocação de recursos para os resultados alcançados e as justificativas cabíveis.
A elaboração do Relatório de Gestão e suas peças complementares é regulamentada pelas orientações e normativos proferidos pelo Tribunal de Contas da União (TCU), os quais estabelecem as normas de organização e apresentação, o conteúdo do relatório, as unidades que participarão do processo de julgamento de contas e a operacionalização do Sistema de Prestação de Contas (e-contas).
O Relatório de Gestão da Universidade de Brasília é elaborado anualmente sob coordenação da Diretoria de Planejamento (DPL/DPO) com a colaboração das demais unidades da Universidade integrantes do processo de prestação de contas, buscando promover a integridade e a transparência dos resultados alcançados pela Universidade.
2022
1. Relatório de Gestão UnB 2022
3. Indicadores de Desempenho TCU 2022
5. Acordos Internacionais em 2022
6. Macroprocessos Finalísticos 2022
7. Projetos e Iniciativas de TIC 2022
8. Rol de Responsáveis em 2022
9. Projetos Desenvolvidos Pelas Fundações de Apoio em 2022
10. Lista de Quadros, Gráficos e Figuras 2022
11. Reflexos da Desoneração da Folha de Pagamentos 2022
12. Declaração do Contador com assinatura 2022
13. Parecer da Auditoria Interna sobre a Prestação de Contas 2022
2021
- Relatório de Gestão 2021
- Indicadores de Desempenho TCU 2021
- Lista de Gestores RG 2021
- Principais Projetos e Iniciativas de TIC em 2021
- Programas e Projetos Financiados com recursos Externos - Acordos Internacionais em 2021
- Programas e Projetos Financiados com recursos Externos - Acordos Nacionais em 2021
- Projetos Desenvolvidos pelas Fundações de Apoio em 2021
- RG 2021 Lista de Quadros, Gráficos e Figuras
- Rol de Responsáveis 2021
- Declaração do Contador com assinatura 2021
- Parecer da Auditoria Interna sobre a Prestação de Contas 2021
2020
- Relatório de Gestão 2020
- Resolução CAD N.16/2021
- Lista Completa de Gestores de 2020
- Lista de Siglas e Abreviações
- Lista de Figuras, Gráficos e Quadros
- Macroprocessos Finalísticos Detalhados
- Principais Projetos e Iniciativas de TIC em 2020
- Projetos Desenvolvidos pelas Fundações de Apoio em 2020
- Indicadores de Gestão - Metodologia TCU 2020
- Declaração do Contador 2020 com Assinatura
- Contratos enquadrados na legislação sobre Desoneração da Folha de Pagamento
- Rol de Responsáveis 2020
2019
- Relatório de Gestão 2019
- Lista de Figuras e Gráficos do Relatório de Gestão 2019
- Lista Completa de Gestores 2019
- Indicadores de Gestão - Metodologia TCU 2019
- Projetos Desenvolvidos pelas Fundações de Apoio 2019
- Principais projetos e iniciativas TIC em 2019
- Declaração do Contador com assinatura 2019
- Lista de Siglas 2019
2018
- Relatório de Gestão 2018
- Lista Completa de Gestores 2018
- Macroprocessos Finalísticos Detalhados
- Indicadores de Gestão - Metodologia TCU 2018
- Projetos Desenvolvidos pelas Fundações de Apoio 2018
- Principais projetos e iniciativas TIC em 2018
- Declaração do Contador 2018 com assinatura
- Contratos - Desoneração da Folha de Pagamento
- Lista de Figuras, Gráficos e Quadros
2017
- Relatório de Gestão 2017
- Relatório de Gestão 2017: Informações Consolidadas
- Documentos Complementares - Quadros DPA
2016
- Relatório de Gestão 2016
- Relatório de Gestão 2016: Informações Consolidadas
- Matriz Swot UnB
- Principais Parceiros Externos da UnB Relatório de Gestão 2016
- Quadros DPA
2015
- Relatório de Gestão 2015
- Apuração do Custo do Ensino e do Custo Aluno
- Convenios DPA Internacionais
- Convenios DPA Nacionais
- Fundações de Apoio
- Impacto do Treinamento no Trabalho
- Matriz Swot UnB
- Planejamento Institucional UnB 2014-2017
- Principais Parceiros Externos da UnB-2015
2014
- Relatório de Gestão 2014
- Competências UnB - 2014
- Matriz Swot UnB
- Memorando Circular DGP - 5052-2014
- Metodologia de Apuração do Custo do Ensino e do Custo Aluno (2003-2011)
- PAJ 608-2009
- Planejamento Estratégico 2014-2017
- Portaria n.324-2014
- Principais Parceiros Externos da UnB - 2014
- Quadro - Instrumentos de transferências vigentes em 2014
- Quadro - Movimentação orçamentária externa por grupo de despesa
- Quadro - Movimentação orçamentária externa
- Quadro - Movimentação orçamentária interna por grupo de despesa
- Quadro - Movimentação orçamentária interna
Relatórios Anteriores
- Relatório de Gestão 2013
- Relatório de Gestão 2012
- Relatório de Gestão 2011
- Relatório de Gestão 2010
- Relatório de Gestão 2009
- Relatório de Gestão 2008
- Relatório de Gestão 2007
- Relatório de Gestão 2006
- Relatório de Gestão 2005
- Relatório de Gestão 2004
- Relatório de Gestão 2003
Alguns dos relatórios antigos digitalizados estão incompletos.
2000 em Diante
- Manual do Sistema de Planejamento 2006 a 2010
- Relatório Anual de Atividades 2009
- Relatório de Planejamento Institucional 2008 (2º Trimestre)
- Bases do Planejamento Estratégico e Tático 2007
- PDI 2002 a 2006
- Relatório de Resultados Plurianuais 2002 a 2006
- Plano Quinquenal 2002 a 2006 - Parte 1 - Parte 2
- Relatório de 2006 - 1º Trimestre - 2º Trimestre - 3º Trimestre
- Relatório Anual de Gestão 2006
- Plano Anual de Atividades (PAA) 2006
- PAA 2006 - Anexo por Área
- PAA 2006 - Anexo por Unidade
- Síntese PAA 2005
- Plano Anual de Atividades (PAA) 2005
- Relatório de Planejamento 2005 - 1º Trimestre - 2º Trimestre - 3º Trimestre
- Relatório de Planejamento 2004 - 1º Trimestre - 2º Trimestre - 3º Trimestre
- Relatório Trimestral de Planejamento 2003 - 1º e 2º Trimestre - 3º Trimestre
- Relatório de Acompanhamento do Planejamento 2002 (1º ao 4º Trimestre)
- Relatório de Planejamento 2002 (1º Trimestre)
- Relatório de Planejamento 2001 - 1º Trimestre - 2º Trimestre - 3º Trimestre - 4º Trimestre
- Relatório de Planejamento 2000 - 2º Trimestre - 3º Trimestre - 4º Trimestre
Alguns dos relatórios antigos digitalizados estão incompletos.
De 1980 a 1999
- Relatório de Planejamento 1999 - 1º Trimestre - 2º Trimestre - 3º Trimestre - 4º Trimestre
- Relatório de Planejamento 1998 - 3º Trimestre - 4º Trimestre
- Relatório de Planejamento 1997 (2º Trimestre)
- Relatório Anual de Atividades 1995
- Relatório de Gestão de 1993 a 1997
- Relatório Geral de Atividades 1984 Volume 1 - Parte 1 - Parte 2
- Relatório Geral de Atividades 1983 Volume 2 - Parte 1 - Parte 2
- Relatório Geral de Atividades 1982 Volume 1 - Parte 1 - Parte 2
- Relatório Geral de Atividades 1981 Volume 1 - Parte 1 - Parte 2 - Parte 3
- Relatório Geral de Atividades 1980 Volume 2 - Parte 1 - Parte 2
- Relatório Geral de Atividades 1980 Volume 1 (Diversas páginas em branco) - Parte 1 - Parte 2 - Parte 3
Alguns dos relatórios antigos digitalizados estão incompletos.
Até 1979
- Relatório Geral de Atividades 1979 Volume 2 - Parte 1 - Parte 2
- Relatório Geral de Atividades 1979 Volume 1 (Faltam páginas 585 a 590) - Parte 1 - Parte 2 - Parte 3 - Parte 4
- Relatório Geral de Atividades 1978 Volume 2 - Parte 1 - Parte 2
- Relatório Geral de Atividades 1978 Volume 1 - Parte 1 - Parte 2 - Parte 3 - Parte 4
- Relatório Geral de Atividades 1977 Volume 2 (Falta página 10)
- Relatório Geral de Atividades 1977 Volume 1 - Parte 1 - Parte 2 - Parte 3 - Parte 4
- Relatório Geral de Atividades 1976 - Parte 1 - Parte 2
- Relatório do Presidente da FUB 1975 - Parte 1 - Parte 2 - Parte 3
- Relatório do Presidente da FUB 1974 (Falta página 50) - Parte 1 - Parte 2
- Relatório do Presidente da FUB 1973
- Relatório das Atividades UnB 1970 (Falta página 60)
- Relatório das Atividades UnB 1969 (Faltam páginas 7 e 60)
- Diagnóstico de Desenvolvimento da UnB 1962/1968
- PDE UnB Plano Orientador UnB 1962
O Anuário apresenta informações sobre o ensino de graduação e pós-graduação, pesquisa, extensão, quadro de pessoal, ações comunitárias, além de informações sobre órgãos complementares, centros, assessorias, secretarias, unidades auxiliares, execução orçamentária e convênios. O documento retrata, por meio de gráficos e tabelas a evolução da Instituição no período de cinco anos.
- Anuário 2023
- Anuário 2022 - PDF
- Anuário 2021 - PDF
- Anuário 2020 - PDF
- Anuário 2019 - Versão Digital - PDF
- Anuário 2018
Acesse relatórios de anos anteriores no Arquivo.
O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) consiste em um documento de caráter obrigatório, conforme determinado às Instituições de Ensino Superior (IES) do país, sejam públicas ou privadas, pelo Decreto n° 9.235, de 15 de dezembro de 2017 . O documento identifica a UnB no que diz respeito à sua filosofia de trabalho, à missão a que se propõe, às diretrizes pedagógicas e políticas institucionais que orientam suas ações, à sua estrutura organizacional e às atividades acadêmico-administrativas que desenvolve e/ou que pretende desenvolver.
Dessa forma, o PDI UnB 2018-2022 orienta as ações institucionais para os próximos cinco anos e apresenta os anseios e os desafios decorrentes do atual contexto nacional e internacional em que a Universidade está inserida. Destaca-se que a construção desse plano abrangeu um processo colaborativo e participativo e teve como pressupostos o Estatuto e o Regimento Geral da UnB e o Projeto Político Pedagógico Institucional (PPPI), principais referenciais estratégicos da Universidade, além de amparo em normativos legais.
Ressalta-se que o PDI UnB 2018-2022 foi elaborado de forma simultânea ao Planejamento Institucional, que também contempla o período de cinco anos de vigência. Dessa forma, o PDI é mais amplo e por isso engloba o Planejamento Institucional, pois este estabelece as ações que serão desenvolvidas para alcançar os macro-objetivos da Universidade.
Para informações sobre o PDI acesse o site: https://planejamento.unb.br/
Plano de Desenvolvimento Institucional 2023-2028