1 - Qual é o primeiro passo da Unidade que deseja mapear seus processos?
R: Entrar em contato com a Diretoria de Processos Organizacionais – DPR pelos telefones 3107-0626/0627/0628, ou pelo e-mail dpr@unb.br solicitando o agendamento de reunião onde será contextualizada a solicitação.
Neste momento será realizada uma reunião inicial entre a Unidade demandante e a Diretoria de Processos Organizacionais – DPR, para entendimento detalhado da solicitação.


2 - Quais serão os próximos passos?
R: Após a exposição, pela Unidade, da finalidade do mapeamento solicitado, haverá a fase de Ambientação que tem como objetivo aproximar as equipes de negócio (Unidade demandante) e Diretoria de Processos Organizacionais – DPR, por meio do conhecimento detalhado da demanda e do alinhamento conceitual, que dará suporte à execução da metodologia desde a visão do processo atual até o seu acompanhamento, após a implementação das melhorias que se fizerem necessárias.

3- O que é Gerenciamento de Processos de Negócio?
R: Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM – Business Process Management) é uma disciplina gerencial que integra estratégias e objetivos de uma organização com expectativas e necessidades de clientes, por meio do foco em processos ponta a ponta. BPM engloba estratégias, objetivos, cultura, estruturas organizacionais, papéis, políticas, métodos e tecnologias para analisar, desenhar, implementar, gerenciar dempenho, transformar e estabelecer a governança de processos.

4 - O que é processo de negócio?
R: Para compreender BPM é necessário compreender o significado de processo de negócio. No contexto de BPM, um “processo de negócio” é um trabalho que entrega valor para os clientes ou apoia /gerencia outros processos. Esse trabalho pode ser interfuncional, ponta a ponta e até mesmo interorganizacional. A noção de trabalho ponta a ponta interfuncional é chave, pois envolve todo o trabalho, cruzando limites funcionais necessários para entregar valor para os clientes.


5 - O que é modelagem de processos de negócio?
R: Modelagem de processos de negócio é o conjunto de atividades envolvidas na criação de representações de processos de negócio existentes ou propostos. Pode prover uma perspectiva ponta a ponta ou uma porção dos processos primários, de suporte ou de gerenciamento.

6 - Qual o seu propósito?
R: O propósito da modelagem é criar uma representação do processo de maneira completa e precisa sobre seu funcionamento. Por esse motivo, o nível de detalhamento e o tipo específico de modelo têm como base o que é esperado da iniciativa de modelagem. Um diagrama simples pode ser suficiente em alguns casos, enquanto um modelo completo e detalhado pode ser necessário em outros.

7 - O que é cadeia de valor?
R: Cadeia de valor é utilizada para demonstrar um fluxo simples contínuo da esquerda para direita dos processos que diretamente contribuem para produzir valor para os clientes.

8 - Qual o objetivo da análise dos processos?
R: A análise de processos serve para criar um entendimento comum do estado atual do processo e se este está atendendo aos objetivos da organização dentro do ambiente atual de negócio. Não deve se limitar em gerar documentos meramente ilustrativos, mas entregar um diagnóstico dos processos para prover suporte a futuras transformações e justificar investimentos em transformações de processos.

9 - O que significa desenho do processo?
R: O desenho do processo é a criação de um novo processo alinhado com a estratégia de negócio e ao foco do cliente. Desenho de processos envolve liderança executiva, donos de processos e partes interessadas na criação do novo processo.

10- Qual o tempo necessário para a análise e desenho dos processos?
R: Para a estimativa de tempo para a análise e desenho dos processos algumas variáveis devem ser observadas, como: complexidade do processo, envolvimento dos dirigentes das Unidades solicitantes, disponibilidade da equipe da Unidade solicitante e da Equipe da Diretoria de Processos Organizacionais.

Fonte: ABPMP BPM CBOK Versão 3.0 2a. Edição - 2014.

 

1 - Qual é o primeiro passo da Unidade que deseja mapear seus processos?
R: Entrar em contato com a Diretoria de Processos Organizacionais – DPR pelos telefones 3107-0626/0627/0628, ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. solicitando o agendamento de reunião onde será contextualizada a solicitação.
Neste momento será realizada uma reunião inicial entre a Unidade demandante e a Diretoria de Processos Organizacionais – DPR, para entendimento detalhado da solicitação.


2 - Quais serão os próximos passos?
R: Após a exposição, pela Unidade, da finalidade do mapeamento solicitado, haverá a fase de Ambientação que tem como objetivo aproximar as equipes de negócio (Unidade demandante) e Diretoria de Processos Organizacionais – DPR, por meio do conhecimento detalhado da demanda e do alinhamento conceitual, que dará suporte à execução da metodologia desde a visão do processo atual até o seu acompanhamento, após a implementação das melhorias que se fizerem necessárias.

3- O que é Gerenciamento de Processos de Negócio?
R: Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM – Business Process Management) é uma disciplina gerencial que integra estratégias e objetivos de uma organização com expectativas e necessidades de clientes, por meio do foco em processos ponta a ponta. BPM engloba estratégias, objetivos, cultura, estruturas organizacionais, papéis, políticas, métodos e tecnologias para analisar, desenhar, implementar, gerenciar dempenho, transformar e estabelecer a governança de processos.

4 - O que é processo de negócio?
R: Para compreender BPM é necessário compreender o significado de processo de negócio. No contexto de BPM, um “processo de negócio” é um trabalho que entrega valor para os clientes ou apoia /gerencia outros processos. Esse trabalho pode ser interfuncional, ponta a ponta e até mesmo interorganizacional. A noção de trabalho ponta a ponta interfuncional é chave, pois envolve todo o trabalho, cruzando limites funcionais necessários para entregar valor para os clientes.


5 - O que é modelagem de processos de negócio?
R: Modelagem de processos de negócio é o conjunto de atividades envolvidas na criação de representações de processos de negócio existentes ou propostos. Pode prover uma perspectiva ponta a ponta ou uma porção dos processos primários, de suporte ou de gerenciamento.

6 - Qual o seu propósito?
R: O propósito da modelagem é criar uma representação do processo de maneira completa e precisa sobre seu funcionamento. Por esse motivo, o nível de detalhamento e o tipo específico de modelo têm como base o que é esperado da iniciativa de modelagem. Um diagrama simples pode ser suficiente em alguns casos, enquanto um modelo completo e detalhado pode ser necessário em outros.

7 - O que é cadeia de valor?
R: Cadeia de valor é utilizada para demonstrar um fluxo simples contínuo da esquerda para direita dos processos que diretamente contribuem para produzir valor para os clientes.

8 - Qual o objetivo da análise dos processos?
R: A análise de processos serve para criar um entendimento comum do estado atual do processo e se este está atendendo aos objetivos da organização dentro do ambiente atual de negócio. Não deve se limitar em gerar documentos meramente ilustrativos, mas entregar um diagnóstico dos processos para prover suporte a futuras transformações e justificar investimentos em transformações de processos.

9 - O que significa desenho do processo?
R: O desenho do processo é a criação de um novo processo alinhado com a estratégia de negócio e ao foco do cliente. Desenho de processos envolve liderança executiva, donos de processos e partes interessadas na criação do novo processo.

10- Qual o tempo necessário para a análise e desenho dos processos?
R: Para a estimativa de tempo para a análise e desenho dos processos algumas variáveis devem ser observadas, como: complexidade do processo, envolvimento dos dirigentes das Unidades solicitantes, disponibilidade da equipe da Unidade solicitante e da Equipe da Diretoria de Processos Organizacionais.

Fonte: ABPMP BPM CBOK Versão 3.0 2a. Edição - 2014.